3 de out de 2012

08 de outubro - Dia Mundial da Visão


08 de outubro - Dia Mundial da Visão
No próximo dia 08 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Visão. A data é a principal ação do Programa Visão 2020: o Direito à Visão, iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB). O objetivo deste programa é eliminar a cegueira evitável em todo o mundo até o ano de 2020. Celebrado anualmente na segunda quinta-feira de outubro, o Dia Mundial da Visão enfoca a atenção no problema da cegueira global: a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo (em relação às crianças, a média é de uma criança cega por minuto). Até 75% dos casos de cegueira resultam de causas previsíveis e/ou tratáveis. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, no país, cerca de 1% da população é cega e mais de quatro milhões são portadores de deficiências visuais severas.
Alguns dados que compõem este cenário:
  • A catarata é a principal causa de cegueira reversível do mundo, responsável por 48% dos casos de perda da visão.
  • O Glaucoma é a 2ª maior causa de cegueira no mundo e acomete mais de um milhão de brasileiros.
  • Alergias oculares atingem 20% da população e, se não tratadas, podem causar complicações graves, como lesões de córnea, glaucoma, catarata, infecções secundárias e, eventualmente, cegueira. O uso incorreto das lentes de contato também pode causar essas complicações.
  • Os problemas refrativos (miopia, astigmatismo e hipermetropia) acometem 25% da população brasileira.
  • Já a presbiopia atinge 38 milhões de brasileiros, de acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. 58% dos acometidos não sabem que possuem a doença.
Com este mote, quero sugerir alguns temas relacionados à prevenção e manutenção da saúde dos olhos. Tem bastante informação, mas caso você queira abordar um tema em específico, posso te encaminhar mais material. Aproveito para indicar alguns especialistas que poderão contribuir com essas pautas. Eles poderão fornecer informações sobre o que existe de mais atual no tratamento de problemas oculares. Caso tenha interesse em agendar com eles, por favor, me acione que eu faço essa ponte pra você.
Abaixo, encaminho também informações sobre a Alcon, empresa líder mundial no mercado oftalmológico. 

Nenhum comentário: