3 de set de 2012

Viva o hoje plenamente

Tenho analisado muitas pessoas ultimamente e noto que há muita expectativa em relação ao futuro, ou muito saudosismo lembrando-se do passado. Ou seja, passado e futuro são pontos fortes em nossas vidas.

Nossos pensamentos estão conectados ao que podemos fazer ou ao que fizemos. Isso me deixa muita intrigada porque, de uma maneira geral, as pessoas se esquecem de viver o dia de hoje, o agora. Sinto que a cada dia esta conexão com o presente esta se distanciando mais do nosso ideal de vida. Não posso afirmar que todos vivem desta forma, muito pelo contrario, conheço pessoas que vivem intensamente o dia de hoje, vivem o momento, só que estas são uma minoria.

Passamos a maior parte do nosso tempo fazendo planos para o futuro, idealizando sempre o que conseguiremos no amanhã, e esquecemos que o que temos nas mãos é este tempo, este dia de hoje, e o quanto este dia é importante para determinar quem seremos amanhã ou quem fomos ontem.

Quando aprendermos a nos conectar com o hoje e entender que ele nos impulsiona a seguir em frente - nos permite realizar ou mudar nossos objetivos – nos sentiremos mais leves e seguros. Dessa maneira, conseguiremos entender o que realmente importa, tendo consciência de que a vida é frágil demais, e que hoje é o tempo certo para efetivarmos desejos e retomarmos coisas perdidas.

Temos o mal habito de deixar a vida passar. Criamos com isso uma sensação de que nunca conseguimos fazer nada durante o dia, que o tempo passa rápido demais. Porém, esta sensação só irá acabar quando nos sentirmos vivendo o presente, o poder do aqui e do agora.

Precisamos nos libertar destes paradigmas de que só amanhã eu resolverei as pendências, necessitamos compreender que o amanha é abstrato, podendo ou não se tornar real. É no dia de hoje que realizamos e concretizamos. É no dia de hoje que podemos ser e ter. O dia de hoje nos pertence, é nosso, e a escolha de vivê-lo plenamente esta em nossas mãos.

*RENATA RISSATO é Consultora Comportamental, Palestrante, Terapeuta Holística e Diretora da Attitude Plan Consultoria e Treinamento Empresarial. Especialista em equilíbrio de energias, neurolinguística e ressignificação de paradigmas, desenvolve treinamentos e palestras nas áreas de bem estar e equilíbrio, tendo a inovação pessoal - na transformação de atitudes e comportamento -, como um dos temas principais de seu trabalho. www.attitudeplan.com.br / www.iluminiterapia.com.br

Nenhum comentário: