26 de set de 2012

São Paulo recebe 2ª Jornada cultural para maturidade


Evento gratuito de 1 a 12 de outubro, na capital paulista, recebe apresentações de Jair Rodrigues, grupo Parlapatões, Lumini, exposições, oficinas e workshops com diversos artistas

De 1 a 12 de outubro, a cidade de São Paulo, abrirá espaço para a celebração ao Dia Internacional do Idoso. A programação cultural variada e totalmente gratuita terá como destaque o projeto Conhecimento Vivo 2ª. Jornada Cultural para a Maturidade – Arte e Cultura, iniciativa da Alice Carta Produções. Durante o período, a capital paulista oferecerá ao público da terceira idade a oportunidade de interagir por meio de ações que envolvem a cultura brasileira.

Dados do IBGE divulgados em 2010 indicam que a população paulistana acima de 60 anos vem crescendo ano a ano e hoje está estimada em 12% do total de moradores. “O projeto nasceu para atender um novo conceito de terceira idade: uma população ativa, saudável e que, muitas vezes, ainda trabalha e produz, como é o caso de vários artistas que participarão destas duas semanas de celebração. Queremos com a jornada estimular o interesse dos idosos para arte e mostrar tudo o que é possível fazer a partir dos 60”, explica a idealizadora do evento, a empresária Alice Carta.

O projeto, que recebe o patrocínio do Bradesco Seguros, está em sua segunda edição, e contará com mais de 10 diferentes atrações nas áreas de artes plásticas, fotografia, dança, artes visuais, teatro, música, circo e literatura.

Na programação destacam-se apresentações do grupo circense Parlapatões, da companhia de dança Lumini,show do cantor Jair Rodrigues, stand up com Grace Gianoukas e o workshop de literatura com o escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão.

Dentre as atividades, também será realizado o concerto Bastien e Bastienne - W. A Mozart – 1768, exposição fotográfica e de artes visuais,  além de workshop e oficina sobre fotografia. O núcleo de artes plásticas oferecerá 17 oficinas em bordado, customização, pintura em tecido e em madeira, patchwork, trabalho em feltro, reciclagem com garrafa PET e biscuit.

A organização do evento estima que a programação deverá atrair cerca de 10 mil  mil pessoas. “Queremos atingir não somente o público da terceira idade, mas também jovens para que tenham contato com a riqueza da experiência e a realidade de um futuro próximo”, afirma a organizadora.

A iniciativa mantém uma parceria com o projeto Velho Amigo, que assiste diretamente cerca de 1100 idosos, que participarão das atividades programadas. 

Para participar do evento, basta solicitar a reserva do ingresso pelo e-mail: secretaria@alicecarta.com.br. Mais informações no site:  www.alicecarta.com.br
As vagas são limitadas.



Programação completa

Conhecimento Vivo – 2ª Jornada Cultural para a Maturidade – Arte e Cultura

NUCLEO DE ARTESANATO

Curadoria: Lala Andreotti

Professoras convidadas: Rosana Pardo, Lili Negrão, Luciana Brescancini, Jamile Weindler e Gelci Andrade.

O objetivo é criar possibilidades para que os idosos de diferentes regiões e classes sociais entrem em contato com diversos trabalhos e técnicas artesanais e identifiquem segundo suas habilidades e interesses, o tipo de artesanato que gostariam de escolher como entretenimento de seu dia-a-dia.

2, 3, 4, 5 e 10 de Outubro - Esporte Clube Corinthians Paulista
Rua Particular Timão, 100
Oficinas: Bordado, customização, pintura em tecido, pintura em madeira, patchwork, trabalho em feltro, reciclagem com garrafa PET e biscuit

8 e 12 de Outubro – Parque da Água Branca
Av. Francisco Matarazzo, 455 – Barra Funda
Oficinas: customização e cartonassem

9 de Outubro – Ceu Jaguaré
Av. Kenkiti Simomoto, 80 – Jaguaré.
Oficina: cartonagem

11 de Outubro – Esporte Clube Sírio
Oficina: patchwork e feltro

NÚCLEO - CIRCO

O grupo Parlapatões, formado em 1991, desenvolve um trabalho diferenciado voltado para a comédia e uma dramaturgia própria, utilizando técnicas circenses e recursos do teatro de rua.

Espetáculo Nada de Novo: Espetáculo com diversos quadros cômicos, que são uma seleção do melhor do humor dos Parlapatões, que mostram todas as influências que os grandes comediantes exercem no trabalho do grupo. Uma homenagem aos grandes mestres da atuação cômica. Fez sua estreia em 1991 e se mantém até hoje, vinte e um anos depois, como um dos grandes sucessos da Companhia.

Roteiro: Agente mesmo redações Escolares
Direção, cenografia e figurinos: Hugo Possolo
Elenco: Raul Barretto, Hugo Possolo, Fabek Capreri e Hélio Pottes
Data: 2 de outubro
Horário: 16h
Local: Espaço Parlapatões – Praça Franklin Roosevelt, 158 - Centro

Espetáculo Nóis Otário: a peça narra a vida de Luiz Carlos, que se vê envolvido num grande imbróglio, que envolve o importante senador Laudemar do Espírito Santo. Por causa das confusões feitas entre o assessor do senador, um agente federal e o presidente de uma ONG, Luiz Carlos acaba se tornando responsável pela instalação de uma CPI.

Texto, Direção, Cenografia, Figurinos e Sonoplastia: Hugo Possolo
Assistência de direção: Carlos Baldin
Elenco: Raul Barretto, Alexandre Bamba, Fabek Capreri, Rodrigo Mangal e Hélio Pottes
Data: 3 de outubro
Horário: 16h
Local: Espaço Parlapatões – Praça Franklin Roosevelt,158  -  Centro

NÚCLEO - DANÇA

A Lúmini Cia. de Dança se apresenta pela primeira vez em São Paulo um espetáculo aberto ao público. Nascida em 1994, possui uma linguagem própria e se utiliza de conhecimentos de áreas como física, química, biologia e educação física para colocar materiais e movimentos nas mais variadas condições de iluminação. Seus bailarinos fazem pesquisas na mesma proporção em que dançam e criam novas coreografias.

Espetáculo Matéria: por meio de efeitos visuais gerados por luminescências, que, num jogo constante de claro e escuro, atinge o público de forma lúdica, este espetáculo remete às sensações humanas mais elementares. Os jogos de luzes tornam os bailarinos invisíveis e possibilita substituir o corpo humano por figuras geométricas e pela dança de pássaros e borboletas.

Direção geral: Sergio Machado
Direção artística: Vivien Saraiva
Direção de produção Linda Miriam
Assistente de produção: Alexandra Ayram
Direção teatral: Priscila Lessa
Programação visual:  Alexandra Ayram
Cenografia: Ana Caldas
Figurino: Maria Ignez Pereira
Preparação física: Gerson de Oliveira
Maitre de ballet: Alexandre Prates

Data: 5 de outubro, às 20h30, e 6 de outubro,  às 17h
Local: Céu Jaguaré : Av Kenkiti Simomoto, 80


NÚCLEO - LITERATURA

Um bate papo com Ignácio Loyola de Brandão, cronista, romancista e jornalista nascido na cidade de Araraquara em 1936, para conhecer a sua trajetória de vida e como transformou seu sonho de conquistar o mundo com sua literatura em realidade. Com livros já traduzidos para o inglês, espanhol, alemão, italiano, checo, húngaro e coreano do sul, e alguns adaptados para teatro e balet.

Data: 8 de outubro
Horário: 17h
Local: Centro de Convenções Rebouças - Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23.

NÚCLEO - MÚSICA


Curador: Klaus Siperek

Show Jair Rodrigues: o cantor paulista, nascido em 1939, em Igarapava sobe ao palco para apresentar seus grandes sucessos e contar um pouco da sua história.
Data: 10 de outubro
Horário: 20h30
Local: Centro de Cultura Judaica, Rua Oscar Freire, 2500 - Rua Ferreira de Araújo, 741

Bastien e Bastienne- W. A Mozart – 1768. Um Singspiel, de um ato baseado na peça Le Devin Du Villlage de Jean Jaques Rousseau, com libreto de F.W. Weiskern , J.H. Muller e J. A. Schachtner e foi composto por Mozart quando tinha apenas 12 anos de idade.  A ópera conta a história de amor entre Bastien e Bastienne camponeses que vivem em um peuqeno vilarejo. O amor dos camponeses é posto em duvida qunado Bastien conhece uma fina e rica dama da cidade que o agrada com presentes. Bastienne, decepcionada com a atitude de Bastien, recorre a Colas, o mago, e pede ajuda para reconquistar o amado.

Elenco:
Bastien: Daniel Umbelino – tenor
Bastienne: Sheila Minatti, soprano
Colas: Sandro Bodilon, barítono
Piano e Direção: Natan Bádue
Data: 11 de outubro
Horário: 16h
Local: Tarttesal do Parque da Água Branca - Av. Francisco Matarazzo, 455, Água Branca

NUCLEO DE ARTES VISUAIS

Curadoria: de Ismael de Oliveira

A mostra “O Pintor e seus Cenários”, retrata o trabalho de 10 artistas de uma mesma geração que iniciaram suas trajetórias nos anos 60 e têm como principal oficio a pintura.

Artistas convidados são: Antonio Hélio Cabral, Antonio Peticov, Claudio Tozzi, Ivald Granato, José Roberto Leonel Barreto, José Roberto Aguilar, José Zaragoza, Luiz Paulo Baravelli, Tomoshige Kusuno, Zélio Alves Pinto.

Data: de 2 a 13 de outubro
Horário: das 9h as 18h exposição
Local: Galeria Prestes Maia

NÚCLEO DE FOTOGRAFIA

Curadoria: Carla De Franco

Este núcleo é um convite para conhecer a interpretação da terceira idade através das lentes de renomados fotógrafos brasileiros que atingiram a maturidade em plena atividade. E ainda conhecer um pouco da sobre a história da fotografia e aprender os princípios básicos para uma boa foto.

Fotógrafos convidados: Du Ribeiro, Pedro Rubens, Dercílio Vanzelli, Antonio Saggese, Camila Butcher, Fausto Chermont

Palestra: “Coleção de fotografia do MAM São Paulo, focada na gestão do Tadeu Chiarelli” por Carlos de Piratininga.

Workshop: “Princípios básicos da fotografia” por Carlos de Piratininga e Eduardo Pozzella.

Exposição
Data: de 2 a 13 de outubro
Horário: das 9h às 18h

Workshop e palestra de fotografia:
Dia 4 de outubro a partir das 15h
Local: Galeria Prestes Maia

NUCLEO - TEATRO

Curadoria: Klaus Siperek
Um bate papo irreverente e engraçado com a  atriz e humorista brasileira Grace Gianoukas, responsável por um dos projetos que renovou o humor de São Paulo no início dos anos 2000: a Terça Insana.
Grace fala da sua carreira de sucesso como atriz e das suas grandes produções em SP.  A atriz participou de inúmeros espetáculos, entre eles: Não Quero Droga Nenhuma, O Pequeno Mago e Além do Abismo (ambos com o Grupo XPTO). Em televisão, participou do programa infantil Rá-Tim-Bum (na TV Cultura), da Escolinha do Professor Raimundo e da telenovela Bang Bang (ambos na Rede Globo).
Data: 8 de outubro
Horário: 17h
Local: Centro Cultural São Paulo, 1000


Serviço

Conhecimento Vivo – 2ª Jornada Cultural para a Maturidade – Arte e Cultura

Data: 1 a 12 de outubro de 2012
Cidade: São Paulo – capital
Horários e locais: confira a programação de atividades para checar locais e horários
Entrada: gratuita
Reserva de ingressos: todas as atividades são gratuitas assim sugerimos a reserva de ingresso pelo email:secretaria@alicecarta.com.br
Realização: Alice Carta Promoções
Patrocínio: Bradesco Seguros
Apoio: Grupo Bandeirantes de Comunicação e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia SP
Portal oficial: ECOD

Informações:   www.alicecarta.com.br

Nenhum comentário: