26 de set de 2012

Richard Wagner é o tema central de série de eventos promovidos pelo Club Transatlântico


Entre palestras, conversas e pockets opera o Círculo Transatlântico Richard Wagner convida os amantes do compositor alemão para rever a obra do artista a partir do dia 16 de outubro.


Círculo Transatlântico Richard Wagner se dará por uma série de encontros promovidos pelo clube a fim de abordar a vida e a obra do artista envolvendo aspectos musicais, culturais, filosóficos, históricos e sociais com palestras, conversas e pockets opera.
A abertura será no dia 16 de outubro, às 20h no próprio clube e contará com uma apresentação dos projetos de música do Circulo Transatlântico Richard Wagner para 2013, além da participação especial da soprano Silviane Belato com récita e piano.
Richard Wagner (1813-1883) foi uma figura polêmica, amado por uns e não compreendido por outros, é, no entanto, um dos maiores nomes da ópera alemã. Suas obras são mundialmente conhecidas e respeitadas, inclusive por quem não aprecia a sua história de vida.
A importância de sua obra deve-se à complexidade de seus temas e personagens, ao fato de ter transportado para a sua época mitos alemães e de ter trazido alguns hábitos para a arte musical que permanecem até hoje. “Wagner determinava que suas obras deveriam ser apreciadas com o teatro no escuro, para que todos prestassem atenção no palco e não no que acontecia ao redor. É por isso que, até hoje, em teatros e cinemas apagam-se as luzes ao começar o espetáculo”, conta o Professor Dr. Pedro Paulo Schirmer, grande estudioso do compositor.
Richard Wagner nasceu em Leipzig, em 22 de maio de 1813. Ao longo da vida, morou em Riga, Paris, Dresden, Zurique e Tribschen, na Suíça, e também na Bavária. Suas obras mais tardias têm forte influência da obra do filósofo Arthur Schopenhauer. Sua obra mais famosa, a tetralogia do Anel do Nibelungo, foi apresentada em 1876. E é de Tristão e Isolda, outra obra famosa do músico, o célebre “Acorde de Tristão”, início de uma revolução cromática que abriu as portas para a música atonal do século XX.


• SOBRE O CLUB TRANSATLÂNTICO
O Club Transatlântico surgiu há 58 anos como um espaço social da comunidade alemã. Hoje, situado na Rua José Guerra, na Chácara Santo Antônio, zona sul de São Paulo, reúne em um único complexo, uma programação multicultural que inclui exibições de filmes, exposições, música e artes visuais que transitam entre o contemporâneo e o clássico. Mantém ainda salas para eventos corporativos e sociais, além da rica gastronomia alemã em dois restaurantes e um bar.  A programação sociocultural está disponível na revista Applaus que bimestralmente é distribuída no Club ou pelo site: www.clubtransatlantico.com.br


Serviço

Lançamento do Círculo Transatlântico Richard Wagner com participação de Silviane Bellato e coquetel
Data: 16 de outubro | terça-feira
Horário: 20h
Local: Club Transatlântico | Rua José Guerra, 130 – Chácara Santo Antônio
Valor: Gratuito
*Inscrições gratuitas até 11 de outubro
Informações e reservas: 2133-8606 ou cultural@clubtransatlantico.com.br
Estacionamento no local: R$ 13,00 o período

Nenhum comentário: