20 de set de 2012

Praia Acessivel é destaque da Caravana de Acessibilidade em Bertioga

A quinta etapa da Caravana da Acessibilidade, que ocorreu no último sábado (15) foi premiada com a grande participação local. Moradores e autoridades se reuniram no SESC e se mostraram já integrados aos assuntos ligados à inclusão - a cidade conta com um Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência, o Condefi, e projetos como a Virada Inclusiva, a Semana da pessoa com deficiência e a Praia Acessível.
O município é considerado referência no projeto Praia Acessível. O programa é desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência - que estava representada por sua Secretária, Dra. Linamara Rizzo Battistella - e promove o encontro das pessoas com mobilidade reduzida com o mar nas cadeiras anfíbias, proporcionando assim a inclusão também no lazer.
Durante a Caravana, a Secretária comentou a importância da abertura dos municípios para esse tipo de projeto. Segundo Dra. Linamara, é de extrema importância levar até a população esse tipo de programa que possibilita o lazer em conjunto das famílias, com a possibilidade da pessoa com deficiência acompanhar e usufruir do passeio. "Queremos que essa pessoa esteja com sua família, aproveite e sorria junto dela para fortalecer os vínculos familiares", afirmou.
O Praia Acessível acontece em Bertioga desde abril de 2012 e conta com 17 cadeiras anfíbias distribuídas em alguns locais parceiros do programa, como o SESC. Além dos grupos de turistas, o equipamento vem sendo utilizados para eventos com pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Segundo o diretor de Assuntos Náuticos e presidente do Condefi, prof. José Augusto Coelho Filho, é gratificante contribuir para a inclusão no turismo. "As vezes essa pessoa passa anos sem ver o mar, e quando chega aqui, nós a colocamos na cadeira anfíbia e acompanhamos o banho de mar. É gratificante compartilhar a alegria daquela pessoa", disse o representante, que também estava presente na mesa do evento.
Resultados - A quinta etapa da Caravana serviu para que tanto organizadores, quanto os participantes pudessem acompanhar o empenho do destino em se envolver cada vez mais em projetos como este para manter o turismo acessível e inclusivo. Tanto que, no próximo final de semana vai acontecer o V Encontro Louis Braille de Bertioga, com a realização da Trilha Sensorial para deficientes visuais. Os participantes do evento irão percorrer uma trilha guiada por um monitor conhecendo plantas, aves e riachos locais por meio dos outros sentidos.
E também ficou clara a importância da união entre os representantes dos municípios e do Estado para a implantação e manutenção da cidadania para todos. Ao final do evento, a Dra. Linamara Rizzo Battistella elogiou as parcerias e reforçou a importância das entidades federativas para fortalecer os trabalhos da Secretaria da Pessoa com Deficiência, que abrem portas e possibilitam maior participação dessa parcela da sociedade no cotidiano.
A próxima etapa da 3ª Caravana da Acessibilidade, Inclusão e Cidadania acontece no dia 29 de setembro, em Itapeva. Para mais informações, acesse www.uvesp.com.br.  

Nenhum comentário: