20 de set de 2012

Festival de Dança está com inscrições abertas até 30 de setembro


Terceira edição de evento em Piracicaba recebe materiais por meio dos Correios

Estão abertas as inscrições para o 3º Festival de Dança de Piracicaba, o PiraDança, criado para estimular professores, coreógrafos, pesquisadores e diretores da área. O evento será realizado de 10 a 14 de outubro, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. As inscrições seguem até 30 de setembro.

Nesta edição, a mostra Um Novo Olhar para a Dança recebe trabalhos em grupos ou solos nas categorias ballet clássico de repertório, dança clássica e neoclássica, danças étnicas, dança moderna e contemporânea, dança de salão, danças urbanas, jazz e sapateado. A idade mínima para participação é de 12 anos. Além disso, serão elaboradas atividades paralelas para serem incluídas na programação.

As instruções para envio de material - que deve ser postado via Correios, por meio de Sedex - estão disponíveis no site www.piraprodanca.com.br (no Link O Festival). No endereço podem ser acessados o regulamento completo e a ficha de inscrição.

A análise dos trabalhos inscritos acontece de 1º a 4 de outubro, por uma comissão de seleção formada por profissionais da área e representantes da Secretaria Municipal da Ação Cultural. Entre os critérios que serão considerados na seleção estão análise técnica e artística das coreografias, pesquisa temática, coesão coreográfica e escolha musical, utilização de linguagem na coreografia, além da musicalidade e do ritmo.

Realizado pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural (Semac), e pelo Jornal de Piracicaba, o PiraDança tem como meta alcançar bailarinos profissionais, amadores e em formação, além das companhias e escolas de dança. Entre seus objetivos estão o fomento e difusão da dança no estado de São Paulo, a promoção e o intercâmbio entre os participantes e a circulação de variados segmentos.




A secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, lembra que o diferencial do evento está na estrutura oferecida, como o alojamento aos grupos selecionados. “O PiraDança é uma proposta abrangente para o diálogo cultural. Temos em Piracicaba um Festival reconhecido em todo o Brasil pela sua qualidade”, avalia Rosângela.

Em 2011, quando aconteceu a segunda edição do Festival, marcaram presença bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, grupo Mawaca, Ballet da Cidade de Niterói, Oficina da Dança de Piracicaba, Faces Ocultas Cia Experimental, Ballet Adriana Assaf, Cia de Dança Pérola Negra, Studio 415, Corpos Ballet, Malosá Studio de Dança, entre outros. Já no primeiro ano de realização se apresentaram São Paulo Cia. de Dança, Cia. Steven Harper, Discípulos do Ritmo e Cedan (Cia. Estável de Dança de Piracicaba).

FASE INTENSIVA - As atividades do PiraDança são gratuitas e integram o Programa Anual de Dança de Piracicaba (PiraproDança), uma realização da Semac e da Associação Cultural Arte Garapa com recursos da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural). São patrocinadores a Arcelor Mittal e a Elring Klinger.

O PiraproDança prevê ações continuadas com foco na formação em arte e cultura. O programa conta, em 2012, com sua etapa de formação intensiva, também com inscrições abertas a bailarinos profissionais, amadores ou em fase de estudos. São 48 vagas gratuitas a estudantes do estado de São Paulo. Com encontros entre outubro e dezembro, sempre em feriados prolongados, as aulas serão ministradas por Ady Addor, Nielson Soares, Alfredo Ligabue, Eduardo Bonnis, Marcela Benvegnu, Luciano Henrique e Cintia Pinotti.

SERVIÇO - Inscrições para o 3º PiraDança e para a etapa intensiva PiraproDança. Até 30 de setembro. Informações: Teatro Municipal Dr. Losso Netto (rua Gomes Carneiro, 1212, Centro, CEP 13419-165, Piracicaba) ou por meio do telefone (19) 3433-4952 e do site www.piraprodanca.com.br.

Nenhum comentário: