3 de set de 2012

CONVITE: Pesquisa - Ação


Um Plano articulado para Cultura e Educação
O Ministério da Cultura tem se empenhado em construir um programa político que contribua com o desenvolvimento nacional a partir do desenvolvimento cultural. Para tanto, uma de suas principais iniciativas é promover a integração das práticas de educação e cultura com vistas a fazer da escola um dispositivo cultural para a promoção do acesso ao patrimônio material e imaterial. O objetivo é colaborar para a superação da visão, predominante na sociedade, de que educação é um fenômeno estritamente escolar, buscando compreendê-la como prática intersetorial, constituída de diversas instâncias sociais expressas nos territórios através de distintos processos educativos.
O projeto Um Plano Articulado para Cultura e Educação tem o objetivo de estruturar princípios orientadores das políticas da cultura voltadas para a educação. A iniciativa visa colaborar para a formulação de uma comunidade de aprendizagem constituída de experiências de educação escolar (com foco no ensino fundamental, educação integral), assim como das de experiências de educação não-escolar realizadas em distintas organizações da sociedade civil, abrangendo bibliotecas, programas de leitura, museus, entre outros. Além disso, pretende também investigar as contribuições que a formação artística promove.
A proposta, que foi desenvolvida pela Casa da Arte de Educar em parceria com o Ministério da Cultura, o Ministério da Educação e o Instituto Lidas, será debatida numa série de encontros de Pesquisa-Ação. Iremos reunir educadores, estudantes, gestores públicos, agentes de cultura, da rede de garantia dos direitos da criança, artistas, lideranças comunitárias, arte-educadores, representantes dos movimentos sociais, pontos de cultura, museus e bibliotecas para construirmos, juntos, estratégias pedagógicas que favoreçam a construção de um sistema articulado entre cultura e educação, favorecendo que as práticas educacionais funcionem como laboratórios de experiências culturais, e vice-versa.
Na capital paulista, no próximo dia 24, às 16h, esperamos você para participar de uma reunião de mobilização, para que possamos apresentar o projeto e formar uma rede com atores da Cultura e da Educação.
Serviço
Data: 24/09
Horário: 16h
Local: Funarte – Alameda Nothmann, Nº 1058 - Campos Elíseos - São Paulo
Favor confirmar presença através do email comunicacao.sp@cultura.gov.br

Expediente MinC RR/SP:
Chefe de Representação: Valério da Costa Bemfica
Endereço: Rua Formosa, 367, 21º andar, Ed. CBI Esplanada, Centro - CEP: 01049-911 - São Paulo/SP -  mapa
Telefone: (11) 2766-4300
Comunicação: Nelson Lopes e Monica Severo – comunicacao.sp@cultura.gov.br
Arte do banner: egrafidesign@gmail.com
Atendimento PRONAC: Ike Shimada e Francisco Matos - atendimento.sp@cultura.gov.br
Integre o seu município ou estado ao Sistema Nacional de Cutura: http://blogs.cultura.gov.br/snc/
Prezado usuário,
Esta mensagem foi enviada através da lista da Representação Regional São Paulo do Ministério da Cultura.
As mensagens são enviadas a pessoas que se cadastraram, previamente, ou foram indicadas por terceiros.
Caso não deseje receber essas mensagens, por favor responda este email com o título "remover" como assunto. Se quiser ser cadastrado nessa listagem, envie um email com seus dados para comunicacao.sp@cultura.gov.br com o título "inscrever" no campo assunto.

Nenhum comentário: