3 de set de 2012

CCBNB-Fortaleza traz a contadora de histórias Bia Bedran para a Feira do Livro Infantil de Fortaleza


O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) trará a contadora de histórias, cantora e compositora Bia Bedran para a III Feira do Livro Infantil de Fortaleza. Com entrada franca, a contadora se apresentará no palco do CCBNB-Fortaleza, no dia 02 (domingo), às 14 horas.
Bia Bedran fará uma aula-espetáculo, intitulada “A arte de cantar e contar histórias”, Ela abordará a técnica sobre a arte milenar de contar histórias. O trabalho envolve dinâmica, jogos de expressão corporal e exercícios de sensibilização através da prática de cantar e do sentir, com um repertório criativo de contos populares, poemas, contos e canções autorais, brinquedos cantados e músicas folclóricas brasileiras. A artista também demonstrará técnicas de utilização de bonecos, adereços e pequenos elementos cênicos que dão vida ao texto das histórias, favorecendo o contato da criança com o livro.
Antes, no dia 1º (sábado), o CCBNB-realiza a palestra-show de Paula Pimenta (MG), às 10h30, e a oficina de contação de histórias de Gustavo Gaivota (MG), às 14h. As atividades também são gratuitas. Paula Pimenta é autora da aclamada série juvenil “Fazendo meu filme” e “Minha vida fora de série”. Em sua palestra falará sobre alguns temas abordados nos livros, como intercâmbio cultural, conflitos familiares, amizade, namoro e escolha da profissão. Compartilha também com os leitores sobre as dificuldades na carreira de escritora e o processo de publicação de um livro.
Por sua vez, o contador de histórias, escritor, psicólogo e psicodramatista Gustavo Gaivota estudou a utilização das histórias na reabilitação psicológica. Sua oficina acontecerá no sábado, 1º, de 14h às 17h. Na oficina, ele abordará com os professores a temática do seu livro “Histórias em movimento – criando laços na escola”. Foram disponibilizadas 50 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (85) 8625.6228.

Na Praça do Ferreira
Também com entrada gratuita, o CCBNB-Fortaleza também realizará duas contações de história, nos dias 29 e 30 (quarta e quinta-feira), e o lançamento de um livro, no dia 31 (sexta-feira), todos no estande do Centro Cultural Banco do Nordeste Praça do Ferreira, onde acontece a III Feira do Livro Infantil de Fortaleza.
No dia 29 (quarta-feira), a contação de histórias começa às 09h20, com a bibliotecária Laiana Sousa e o grupo Convite de Contadores de Histórias. No repertório, histórias contadas dos clássicos da Literatura, recheadas com fantasia, humor e encantamento – histórias que valem a pena serem ouvidas e revividas dentro do mundo mágico dos livros.
Na quinta-feira, 30, também às 09h20, será a vez da contadora de histórias carioca Cláudia Garcia. Também escritora e fonoarteterapeuta, ela realizará uma contação de histórias com canções e histórias de sua autoria, ao som de seu violão (com a especial participação da plateia).
De volta ao CCBNB-Fortaleza, o contador e arte-educador Ailton Guedes, no mesmo dia (quinta-feira, 30), às 14 horas, apresentará aos participantes a força criativa e comunicativa da arte de contar histórias, mostrando como o trabalho com esta linguagem é relevante ao desenvolvimento infantil e no processo de comunicação entre educadores e alunos.
Na sexta-feira, 31, às 10h20, de volta à Praça do Ferreira, haverá o lançamento do livro “O pequeno Hércules e outras fábulas”, de Simone Pessoa. As fábulas têm o dom de despertar o gosto pela leitura, afinal os animais são fonte de alegria, espontaneidade e sensibilização. Eles nos ensinam a sermos mais humanos, mais autênticos e nos remetem ao essencial.
Neste livro, Simone Pessoa trata de valores sociais contemporâneos por meio de fábulas inéditas que exploram cenários e personagens essencialmente regionais. Este livro acaba de ser selecionado para compor o currículo escolar do 5º do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado de São Paulo, no período de 2013 a 2015.

Nenhum comentário: