28 de set de 2012

Caravana da Acessibilidade passa por Itapeva neste sábado


O mercado de trabalho para as pessoas com deficiência tem avançado muito no país. O Estado de São Paulo, graças às políticas de inclusão do Governo, detém quase 50% do total de empregos no país. Todavia, a lei de cotas ainda não atingiu o número ideal. Pelo menos é isso que apontam pesquisas recentes realizadas por diversos órgãos.
Por outro lado, o PARADESPORTO não tem mais adeptos por falta de programas específicos para esse público que tem trazido muitas medalhas para o país, como se viu nas últimas Paralímpiadas com o sétimo lugar conquistado.
No próximo dia 29 de setembro, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o apoio da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), fará em Itapeva a 6ª etapa da 3ª Caravana da Inclusão Social, Cidadania e Acessibilidade. São encontros que abordam temas fundamentais para a plena inclusão da pessoa com deficiência, com destaque para Trabalho e Renda, Ações e Programas Prioritários da Secretaria, Direitos e Cidadania da Pessoa com Deficiência, Paradesporto e transporte acessível.
Até o final do ano, será organizada uma série de 10 seminários, estrategicamente divididos pelo Estado. O evento em Itapeva tem o apoio da Câmara e Prefeitura municipal, fundamental para a mobilização de todos os envolvidos na questão da inclusão social e cidadania.
A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra Linamara Rizzo Battistella espera o engajamento do agente público, inclusive da sociedade civil, para que todos se tornem multiplicadores dessa consciência. "Buscar e levar capacitação para o município, exigir em todas as concessões a contrapartida para garantir a acessibilidade". Segundo a Secretária, essa é uma forma de envolver toda a sociedade civil, empresas e órgãos públicos em favor da acessibilidade.
Segundo estimativas atuais, no Estado de São Paulo há cerca de 15% de pessoas com deficiência, um total de 9 milhões de pessoas, mais de 46 milhões no Brasil, que exigem condições específicas para o pleno exercício de sua cidadania.
O presidente da Uvesp, Sebastião Misiara está trabalhando no sentido de transformar o vereador no principal agente dessa transformação, fazendo dele vetor desse trabalho de inclusão social. "Estamos nos empenhando também, para conseguirmos a adesão de todos os candidatos à causa da acessibilidade, tornando a vida dessas pessoas, com mais qualidade", disse.
Em Itapeva, o evento será realizado na Câmara Municipal com inscrições gratuitamente no local.
SERVIÇO
3ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania
DIA 29 DE SETEMBRO - SÁBADO - DAS 8H30 ÀS 12H30
Local: Câmara Municipal de Itapeva - Av. Vaticano, 903 - Jardim Europa
Inscrições gratuitas no local
Mais informações pelos telefones (11) 3884.6746 / 3884.6661 ou ainda pelo site www.uvesp.com.br

Nenhum comentário: