16 de ago de 2012

Lançamento infantojuvenil da PAULUS apresenta peça teatral sobre o bullying e instiga reflexões acerca do tema

capa
download capa
O lançamento oficial da obra acontecerá no dia 11 de agosto, sábado, às 17h, no estande da PAULUS (Rua C, nº 80) na Bienal do Livro de São Paulo, juntamente com os outros títulos da coleção Em CenaClique aqui e veja o convite.
Até onde as gozações podem ser consideradas brincadeiras? Como saber se elas passaram dos limites? O que fazer quando o bullying acontece bem ao nosso lado? Essas são as questões levantadas por Denio Maués, autor deBullying: que brincadeira é essa?, lançamento da PAULUS.
O livro conta a história de Júlio, garoto tímido que é perseguido e maltratado por seus colegas de escola. Neste título, o jovem encontrará muito mais que reflexões a respeito do tema. Por ser um livro da coleção Em Cena, conhecida por trazer peças teatrais prontas para ganharem vida no momento em que a história começa a ser lida, o leitor poderá ensaiar uma apresentação vivendo, de fato, a temática proposta. 
“Pode parecer frase feita, mas é verdade: escrevê-lo foi um desafio. Por vários motivos. Talvez o maior deles tenha sido o tema. Penso que o ideal, em uma história, seja no teatro, seja em um livro, no cinema ou na TV, é deixar o público optar por qual personagem ele gosta. O autor fica só ali, contando o que aconteceu. Mas ao escrever sobre bullying percebi como isso é difícil! No caso desta peça, é complicado não se envolver com o sofrimento do Júlio e não ficar do seu lado”, argumenta o autor.
No decorrer das páginas, é possível conhecer e se envolver com os personagens, cada um com sua personalidade e jeito de agir em relação aos acontecimentos da trama. Ao final, há informações sobre o autor e o ilustrador, Fábio Sgroi, que explica como é ilustrar uma peça teatral. 
“Ilustrar o roteiro de uma peça é bastante desafiador, uma vez que é preciso tomar cuidado para não impor nenhum tipo de conceito que possa interferir no trabalho de montagem. O objetivo é sempre o de fornecer referências, propor uma parceria visual, nunca determinar nada. O que procuro ilustrar são cenas que contenham ideias que possam ser expandidas”, explica.
Assim como os outros títulos da série, Bullying: que brincadeira é essa? disponibiliza dados básicos dos personagens e descrições dos cenários, para, em seguida, começar a história. Constam também explicações sobre a estrutura do texto dramático, auxiliando quem ainda não tem conhecimento ou relembrando quem já é familiarizado com o teatro.
Denio Maués nasceu em Belém do Pará e mora em São Paulo desde 1999. Na área teatral, seus trabalhos geralmente estão ligados ao Centro de Dramaturgia Contemporânea (CDC), grupo de autores criado em São Paulo, em 2006, do qual faz parte. Em 2011, foi um dos autores do espetáculo Cenas Contemporâneas (direção coletiva), constituído por peças curtas, mesma estrutura do espetáculo Jardim Inverso (direção de Paulo Faria), que esteve em cartaz em São Paulo entre os anos de 2009 e 2010. Sua formação universitária é em jornalismo e, além do gosto pelas palavras e pela narrativa, talvez tenha sido a curiosidade – uma das características de quem opta pela profissão de jornalista – um dos motivos que o levou a outras formas de escrita, como a dramaturgia e a literatura.
Fábio Sgroi nasceu na cidade de São Paulo em 1973, é formado em Design Gráfico e pós-graduado em Multimídia. Começou a desenhar profissionalmente aos 19 anos de idade e já publicou mais de cem livros, em parceria com vários escritores. 

Serviço
Título: Bullying: que brincadeira é essa?
Autor: Denio Maués
Coleção: Em Cena
Acabamento: Brochura
Formato: 15,8 cm x 22,8 cm
Páginas: 104
Preço: R$ 35,00
Áreas de interesse: Língua Portuguesa, História e Educação Artística

Nenhum comentário: