16 de ago de 2012

Livros que viram bichos, pipas e até bolhas de sabão


A nova coleção “Na Ponta do Dedo”, da Callis, convida o leitor a interagir com as obras, exercitando a fantasia a cada página

A coleção “Na ponta do Dedo”, do escritor Tino Freitas, convida os pequenos leitores a interagir e a transformar o livro. É isso mesmo. Com três temas familiares - brinquedo, animal de estimação e férias de verão - a coletânea apresenta novas possibilidades de leitura. Nela, o objeto-livro aparece não apenas como suporte para as palavras e ilustrações, mas como importante condutor da história.
“A criança experimenta ler de um jeito diferente e exercita a fantasia criando expectativa sobre o que irá acontecer a cada página”, afirma o autor. A coleção é composta por três livros: “Bichano”, “Numa Tarde Quente de Verão” e “O Livro das Bolhas de Sabão”.
“Bichano” possui frases curtas e conta com uma peça importante: o leitor! Entre muitas formas geométricas, a criançada tem que despertar um bicho preguiçoso que vai se formando ao longo das páginas. Tudo irá depender da curiosidade e da imaginação de cada um em descobrir o que surgirá no fim desse divertido livro. 
Tomar sorvete, ir à praia, soltar pipa... Quem não gostaria de fazer isso todos os dias?  Que tal desfrutar de todas essas coisas em um livro? Em “Numa Tarde Quente de Verão”, Tino Freitas reúne muitas brincadeiras e basta um leitor cheio de vontades para que essa história ganhe cor e sabor. Já em “O Livro das Bolhas de Sabão”, a brincadeira pode ser antiga, mas a novidade é a maneira como todos vão brincar. É só a criança imaginar água e sabão que, sem dúvida, vai ter muita diversão!
Nessa coleção, pela primeira vez, Tino Freitas apresenta histórias que escreve e ilustra. “Os livros apresentam conceitos importantes para as crianças que estão aprendendo a ler, como noções de tamanho, números, cores e direção”, diz Freitas.
Os títulos serão lançados na 22ª Edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo no dia 18, com a presença do escritor no estande da Callis e contará com muitas surpresas. A feira acontece entre 9 e 19 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi .

Nenhum comentário: