7 de ago de 2012

Lançamentos, sessões de autógrafo, presença de autores nacionais e estrangeiros mobilizam editoras para o maior encontro brasileiro do livro.c




Alguns nomes e atrações da 22ª Bienal Internacional do Livro já circulam para fomentar a curiosidade do público para a maior temporada brasileira do livro, de 9 a 19 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na cidade de São Paulo.

Um dos trunfos do evento, e atração certa para adolescentes e jovens, é a escritora Cecily Von Ziegesar, cuja vinda à Bienal, no primeiro fim de semana do encontro literário, está sendo detalhada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Editora Record. A autora das séries de sucesso Gossip Girl e It Girl lançará sua nova obra, “Gossip Girl Psycho Killer”. As narrativas de Cecily deram origem à série televisiva Gossip Girl, exibida no Brasil pelo canal de assinaturas Glitz. Criada na elite nova-iorquina e tendo estudado em um dos colégios chiques da cidade, Cecily confere boa dose de realismo aos personagens que criou, tão requintados, elegantes, fúteis e divertidos quanto aqueles com quem conviveu.

Atrações indiscutíveis também são conduzidas pela Globo Livros, que organizou uma tarde inteira de autógrafos para o autor de Agapinho, Padre Marcelo Rossi, e acerta a agenda de outras sessões com Ziraldo, Claude Troigros e Mauricio de Sousa.

E os veteranos do mundo dos livros terão de dividir a atenção dos visitantes da Bienal com autores jovens e de sucesso precoce – caso da mineira Paula Pimenta. O lançamento de suas obras, da Autêntica Editora, são superdisputados por adolescentes e costumam congestionar espaços.

Degustação cultural

Especial para a turma em educação constante, do nível básico ao superior, é o evento programado pela Gol Editora para o lançamento de uma biblioteca on-line na Bienal. Será uma degustação virtual na “Nuvem de Livros – A Biblioteca do Futuro!”, que tem conteúdos produzidos pela Fundação Roberto Marinho, Canal Futura e editoras associadas ao projeto desenvolvido em parceria com a Vivo e Itautec. São milhares de livros digitalizados, de autores nacionais e estrangeiros, além de audiolivros, audiocursos, teleaulas e outros conteúdos interativos.

Autores independentes

O espaço deles na Bienal é a Travessa Literária, da qual o brasileiro Carlos Hiran participa pela primeira vez. Médico especializado em saúde pública, o autor é amazonense, viveu no Rio de Janeiro e mora fora do Brasil há 10 anos, atualmente em Paris. Hiran pretende apresentar na Bienal dois romances: “As Farsas dos Moços de Capela”, que se desenvolve em cenário histórico de Portugal; e “Canções que Movem Pedras”, história de um indivíduo que desenvolve dependência por música (musicofilia).

Também participante da Travessa Literária, a produtora Livro Falante apresentará audiolivros como “O Meu Pé de Laranja Lima”, clássico da literatura escrito por José Mauro de Vasconcelos, e “Chopin, o poeta do piano”.

Só para crianças

O livro “Brincar com Palavras”, da editora Peirópolis, estará entre as novidades para o público infantil da Bienal. É o novo título do português José Jorge Letria, autor do premiado “Avô Contra Outra Vez” e presença confirmada no evento.

Na programação oficial da Bienal dirigida a crianças, destaca-se A Cidade do
do Livro, um ambiente com propostas lúdicas variadas para incentivar o contato com os livros e o hábito de leitura.

As novas gerações terão muitas outras atividades especiais na 22ª Bienal do Livro, que nesta edição foi organizada em sete pilares temáticos a partir da orientação de uma equipe de curadores, da qual faz parte o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos de Moraes Sartini.

Espaço Infantil tem curadoria do Instituto Pró-livro, enquanto no Espaço Jovem # Você + Quem=? o comando é do jornalista Zeca Camargo em parceria com Maria Tereza Arruda Rangel Campos. Os jornalistas Paulo Markum e A.P Quartim de Moraes são responsáveis, respectivamente, por Salão de Ideias e Espaço Negócios e Guiomar Namo de Mello, pelo Espaço do Professor. André Boccato está à frente do Espaço Gourmet Cravo e Canela e o crítico de cinema Rubens Ewald Filho orienta Telas & Palcos.



SERVIÇO

22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Período: 9 a 19 de agosto de 2012

Horário de funcionamento: das 10 às 22h

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
End.: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – São Paulo – SP

Valor do ingresso: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia)
Entrada gratuita: professores, profissionais da cadeia produtiva do livro, bibliotecários, estudantes inscritos pelo sistema de visitação escolar programada, maiores de 60 anos e crianças com até 12 anos, mediante apresentação de documento comprobatório.


Sobre a CBL – 65 Anos

Fundada em 20 de setembro de 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) congrega editores, livreiros, distribuidores e creditistas de todo o Brasil, com o objetivo maior de valorizar o livro e, assim, desenvolver e ampliar o mercado e o próprio negócio livreiro no País. Difundir e estimular o hábito da leitura e a democratização do acesso ao livro são, nesse sentido, as maiores bandeiras e principal foco de ação da entidade.
A CBL organiza alguns dos mais importantes e tradicionais eventos do setor editorial brasileiro, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Prêmio Jabuti, o mais importante do setor no país, e o Congresso Internacional CBL do Livro Digital. Mantém, ainda, a Escola do Livro, além de apoiar a realização de feiras nacionais e internacionais. Sua ampla representatividade no setor também garantiu à entidade a responsabilidade de viabilizar e organizar a participação das editoras brasileiras nas homenagens ao Brasil nas feiras de Bogotá 2012 e Frankfurt 2013.



Sobre a Reed Exhibitions Alcantara Machado
Criada em 2007, a Reed Exhibitions Alcantara Machado é resultado da joint-venture entre a maior promotora de feiras do mundo, a Reed Exhibitions, presente no Brasil desde 1997, e a maior da América Latina, a Alcantara Machado Feiras de Negócios, fundada em 1956 e líder no mercado latino americano.  Com eventos nos setores mais ativos da economia, no biênio 2010-2011 a empresa realizou somente Brasil mais de 56 grandes Feiras de Negócios e Consumo, ocupando assim o 1º lugar em quantidade de eventos, volumem de visitantes e compradores, e metragem total de expositores, dentre as empresas associadas à UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feira).

Sobre a Reed Exhibitions
A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo, reunindo mais de 6 milhões de profissionais ao redor do planeta, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da Reed estão presentes em 35 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 35 escritórios próprios que empregam mais de 2.500 funcionários.
A Reed Exhibitions pertence à Reed Elsevier Group, uma companhia listada entre as TOP 100 da Bolsa de Valores de Londres, e que apresentou em 2010 um total de £6,071Bi e resultados ajustados de £1,706 Bi. O Grupo Reed Elsevier é líder na geração de soluções de informação profissional nos setores Científico, Médico, Legal, Análise de Riscos, de Negócios em Geral.
Para maiores informações: www.reedalcantara.com.br



Nenhum comentário: