17 de ago de 2012

Grupo de Teatro Armatrux apresenta o premiado espetáculo NO PIREX na Oficina Cultural Oswald de Andrade



As apresentações foram contempladas com o Prêmio Myriam Muniz
da Funarte – Fundação Nacional de Artes



A Oficina Cultural Oswald de Andrade, espaço da Secretaria de Estado da Cultura, traz de volta para São Paulo o grupo mineiro Armatrux para apresentar quatro sessões do premiado espetáculo NO PIREX. Elas acontecem dias 19, 20 e 21 de agosto. Serão duas apresentações fechadas para escolas e duas abertas ao público. 
  
Desde sua estreia, o espetáculo NO PIREX, com direção de Eid Ribeiro, vem se destacado no Brasil e fora do país. Foi escolhido como um dos melhores espetáculos na seleção da Revista Bravo, na edição de agosto de 2011. Foi o único grupo mineiro selecionado para o projeto SESC – Palco Giratório – em 2011, para percorrer 24 cidades, e realizar 50 apresentações. Recebeu o Prêmio USIMINAS/SINPARC de Teatro e Dança nas categorias: melhor direção (Eid Ribeiro), melhor iluminação (Bruno Cerezoli e Bruno Magalhães); O grupo também esteve presente no Festival Internacional de Teatro do MERCOSUL, em Córdoba (Argentina), e foi homenageado no Festival Internacional de Teatro de La Paz, FITAZ, na Bolívia. 
  
NO PIREX dispensa a palavra para narrar o encontro de cinco personagens grotescos e surreais em torno da mesa de um restaurante. Numa atmosfera de traços góticos o espetáculo é uma mistura de teatro físico, comédia muda, clown e a manipulação de objetos cotidianos. Em foco as relações de poder, o sexo, o amor e a morte, obra aberta a múltiplas interpretações do público. 
  
A montagem 
  
O espetáculo NO PIREX é resultado de uma criação coletiva, que se iniciou no grupo de estudos Sociedade do Riso – projeto de pesquisa do Armatrux sobre a comicidade em suas mais diversas manifestações. "A partir do nada chegamos a uma pequena monstruosidade", conta o diretor Eid Ribeiro. Elementos do clown, do teatro físico, da comédia muda e uma surpreendente forma de manipulação de objetos cotidianos dispensam as falas e demonstram a maturidade do Grupo nas mais diversas técnicas teatrais e circenses. Técnicas que nesses 20 anos, fizeram parte da trajetória do Armatrux em espetáculos memoráveis. Desde os bonecos de "Armatrux, a banda", passando pela experiência do Grupo com palhaços, ou até mesmo em suas visitas anteriores ao teatro do absurdo, como nas duas montagens diferentes de "Esperando Godot", de Beckett. 
  
A parceria com o diretor Eid Ribeiro, desejo antigo do grupo, já gerou o espetáculo "De banda pra lua", vencedor do Prêmio Cena Minas – Formação de Público, em 2007 e 2008, e agora se consolida nesta montagem surrealista, que sem usar nenhuma palavra, transporta o espectador a um universo grotesco e surreal, onde o riso (ainda que nervoso) parece ser a única saída. Em No Pirex, ambos, diretor e grupo, levam ao limite as brincadeiras com a improvisação, experimentando novas possibilidades de encenação e linguagem. "O bom do teatro é isso, estar aberto para novos voos, assim mesmo, no escuro, como o voo dos morcegos", diz Eid. 
  
Ficha Técnica 
Direção: Eid Ribeiro 
Assistência de Direção: Raquel Pedras e Paula Manata                                               
Dramaturgia: Eid Ribeiro e Grupo Armatrux 
Elenco: Cristiano Araújo, Eduardo Machado, Paula Manata, Raquel Pedras, Rogério Araújo e Tina Dias. 
Cenários e Figurinos: Eduardo Félix 
Trilha sonora: Eid Ribeiro 
Design Luz: Bruno Magalhães e Bruno Cerezolli 
Técnico de Som: André Dulci 
Fotografia: Bruno Magalhães/Agência Nitro 
Produção Executiva: Clarice Castanheira 
Assessoria de Imprensa: Astronauta Comunicação - Adílson Marcelino e Lucas Ávila 
Direção Artística Armatrux: Cristiano Araújo, Eduardo Machado, Paula Manata, Raquel Pedras e Tina Dias 
Realização: Grupo de Teatro Armatrux 
  
Serviço 
  
NO PIREX 
  
Dia 19/08 – 19h – Aberta ao público 
Dia 20/08 – 15h - Fechada para escolas 
Dia 20/08 – 20h – Aberta ao público 
Dia 21/08 – 10h – Fechada para escolas 
  
Duração: 60min 
Classificação: 12 anos 
Entrada franca 
  
Oficina Cultural Oswald de Andrade 
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro 
(11) 3221-4704 

Nenhum comentário: