16 de ago de 2012

FBN e CBL apresentam Circuito Nacional de Feiras de Livro e Festivais de Literatura 2012


O presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), Galeno Amorim, e a presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Karine Pansa, apresentam, na próxima sexta-feira, dia 10/8, das 16h às 17h, o Circuito Nacional de Feiras de Livro e Festivais de Literatura. A cerimônia, que também celebrará a assinatura do projeto de apoio às Caravanas de Escritores, contará também com a presença de autores, organizadores de feiras e representantes de câmaras do livro e associações de escritores.
Entre as novidades do circuito de feiras em 2012 está o apoio destacado aos festivais literários organizados em todo país. Segundo Jorge Teles, coordenador da Economia do Livro da FBN, eles se diferenciam das feiras pela ausência dos tradicionais estandes de editoras e representam um fenômeno em crescimento. “Vamos continuar fomentando as feiras, mas entendemos que é necessário ampliar a diversidade de espaços que promovem livro e literatura no Brasil”, afirma.
O Circuito Nacional de Feiras de Livros é um calendário das feiras de livros e festivais literários realizadas anualmente no País para promoção do livro, da literatura e da leitura. O objetivo da FBN ao organizar e sistematizar um calendário anual foi permitir um melhor planejamento de toda a cadeia produtiva, com a possibilidade de integração nas programações culturais.
Para estimular a expansão das feiras no país, o Ministério da Cultura (MinC) apoia, com recursos do Fundo Nacional de Cultura, cidades e estados que investirem na realização de novas feiras de livro em localidades onde elas ainda não existem.
Além disso, o MinC orienta as prefeituras e governos estaduais, tanto na montagem da programação cultural, como na criação de programas de aquisição de livros para bibliotecas, professores e alunos. “As empresas podem abater até 100% em eventos enquadrados na Lei Rouanet, desde que apresentem projetos que contemplem efetivamente em no mínimo 60% as questões literárias”, explica Teles.
Para estimular ainda mais a realização dos eventos e aumentar a atratividade das feiras, a FBN assina nesta sexta-feira o acordo com a CBL para dar início à convocatória das entidades e instituições interessadas em realizar eventos literários com os autores do Projeto Caravana de Escritores, no qual grandes nomes da literatura brasileira e novos talentos regionais, escolhidos pelas próprias cidades, percorrerão o país participando de palestras e bate-papos com os leitores nas feiras e eventos literários, com as despesas pagas pela FBN.
Os investimentos do Ministério da Cultura e da Fundação Biblioteca Nacional no Circuito de Feiras e na Caravana de Escritores faz parte dos R$ 373 milhões que serão investidos em 2012 no âmbito do Plano Nacional do Livro e Leitura.
 
Circuito Nacional de Feiras de Livro e Festivais de Literatura 2012
Data: Sexta-feira, 10/8
Hora: 16 às 17h
Local: Auditório Lygia Fagundes Telles, Anhembi – 22ª Bienal de SP
 

Nenhum comentário: