6 de ago de 2012

Empresa júnior da USP promove ação social visando à conscientização da comunidade universitária


O Banco de Sangue chega a sua 6ª edição e está preparado para coletar 600 bolsas de sangue


           A FEA júnior USP, empresa júnior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, promove a sexta edição do Banco de Sangue, projeto social que visa à conscientização da comunidade universitária sobre a importância da doação de sangue. O evento, que teve início em 2007, coleta em média 270 bolsas de sangue por ano. Considerando-se que uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas, a ação social já ajudou cerca de 5400 pessoas desde seu início.

            Nesse ano, o evento ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de agosto na Sala de Congregação da Faculdade, onde serão realizadas as coletas de sangue, com o apoio do Hemocentro São Lucas, que tem 40 anos de tradição e especialização em terapia celular.

            Os doadores interessados deverão comparecer ao local portando RG ou CNH. A coleta de sangue contará com uma triagem, em que serão verificadas a pressão arterial, pulsação e temperatura corporal; além disso, também ocorrerá uma entrevista pessoal, na qual serão realizadas perguntas sobre o histórico médico do possível doador.

            De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 1,8% da população brasileira é doadora de sangue, enquanto o índice ideal é de 3% a 5%. Os bancos de sangue precisam ser abastecidos constantemente, no entanto, as doações costumam ser mais frequentes durante o verão e após tragédias, enquanto que no inverno há uma queda na coleta de bolsas de sangue. Portanto, é fundamental a participação ativa da população durante esse período. A Fundação Pró–Sangue ressalta ainda a carência principal dos tipos sanguíneos O- e A- no momento.

                
VI BANCO DE SANGUE
Realização: FEA júnior USP
Data: 14, 15 e 16 de Agosto
Horário: 10h30 às 20h
Local: Sala de Congregação da FEA- USP - Avenida Professor Luciano Gualberto, 908 - Cidade Universitária - São Paulo
Mais informações: www.
bancodesangue.org

Nenhum comentário: