15 de ago de 2012

Animação está entre os selecionados da 40ª edição do Festival de Gramado










Com direção, roteiro e animação de Arthur Guttilla e André Farkas, curta utiliza técnica stop motion com light painting, ainda pouco utilizada. A exibição será no dia 16 de agosto às 21h30, no Palácio dos Festivais, como parte da Mostra Competitiva Curtas Nacionais

Ao cair da noite, a metrópole paulista torna-se um elemento vivo, respirando através de suas vias. Em meio à escuridão, surge um herói urbano. Munido de tintas de luz, nosso protagonista se aventura por cantos obscuros da cidade, marcando a urbe com um bestiário luminoso. Em meio à sua jornada, nosso herói se vê envolvido em uma misteriosa contenda: Um jogo da velha. O desafio é aceito. Quem comanda o jogo?

Em resumo, essa é a sinopse do curta #, dirigido por Arthur Guttilla e André Farkas, selecionado para a Mostra Competitiva Curta Nacionais da 40ª edição do Festival de Gramado. Parceiros em outros projetos, a dupla executou vídeos experimentais e animou vídeo-clip - como o da música “Futezinho na escola”, de Arnaldo Antunes (que compõem o projeto “Pequeno Cidadão”).

Em sua narrativa, o vídeo adota a técnica de animação stop motion com light painting. Ainda que conhecida, a técnica é relativamente pouco explorada no país. Segundo Guttilla, “essa abordagem cria um ambiente extremamente poético e de grande impacto visual”.

As imagens foram capturadas em mais de 2 meses de saídas noturnas por São Paulo, em diversas locações como os bairros da Liberdade e da Vila Madalena. Contando intencionalmente com poucos recursos digitais, a maior parte dos efeitos visuais foi realizada com diferentes tipos de lanterna, evidenciando a dimensão física, corpórea e material do protagonista no processo de animação. “O filme foi muito pouco retocado com recursos digitais. Desde o princípio, nossa intenção era produzir uma animação que utilizasse por completo o recurso do light painting.", diz Guttilla.

O curta conta com trilha original e desenho sonoro de Lívio Tratemberg. O figurino é assinado pelos diretores e Mariana Rossi. A direção de fotografia, por sua vez, é deFábio Rossi.

Recentemente participou da vigésima edição do festival Anima Mundi, sua exibição em Gramado será no dia 16 de agosto, às 21h30, no Palácio dos Festivais, como parte da Mostra Competitiva Curtas Nacionais. “Estamos muito satisfeitos com o resultado final que obtivemos e bastante entusiasmados com o fato de # ter sido incluído na Mostra Competitiva de Curtas Nacionais do Festival de Gramado”, complementa Farkas.

Ficha Técnica
Empresa Produtora: Dezenove Som e Imagens
Produtor Executivo: Maria Ionescu
Roterista: André Farkas e Arthur Guttilla
Diretor de Fotografia: Fabio Rossi
Diretor de Arte: André Farkas e Arthur Guttilla
Trilha Musical: Livio Tragtemberg
Figurino: André Farkas, Arthur Guttilla e Mariana Rossi
Montagem: André Farkas e Arthur Guttilla
Trilha Sonora Original Compositor:  Livio Tragtemberg

Exibição
Palácio dos Festivais, 16 de agosto, quinta-feira, 21h30, Mostra Competitiva Curtas Nacionais, # de Arthur Guttilla e André Farkas.

Serviço
40º Festival de Cinema de Gramado - de 10 a 18 de Agosto 2012, Gramado, RS.
A entrada no Palácio dos Festivais será liberada 30 minutos antes do início das sessões.

Nenhum comentário: