11 de jul de 2012

Engenheiros e pesquisadores sintetizam manual sobre as melhores práticas para projetos de edifícios de alvenaria



Engenheiros e pesquisadores sintetizam manual sobre
as melhores práticas para projetos de edifícios de alvenaria

A ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) disponibiliza ao meio técnico um manual de melhores práticas para projeto de edifícios de alvenaria. Com organização do professor e coordenador do curso de Engenharia Civil da UFSCar, Guilherme Aris Parsekian, Parâmetros de Projeto de Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto, lançado pela EdUFSCar, inclui ainda indicação de parâmetros a serem adotados e detalhes típicos. 
Para compor o texto, foram convidados renomados profissionais com experiência comprovada em projetos de alvenaria estrutural que, através de um questionário-consulta com informações sobre detalhes e escolhas de cada projetista e reuniões posteriores para discussão, chegaram ao consenso sobre os temas mais adequados à publicação. A intenção do livro é fornecer suporte para construtoras, engenheiros e projetistas no balizamento de seus projetos.
O manual traz algumas novas definições introduzidas ou reformuladas recentemente com a publicação da nova norma de Alvenaria Estrutural em Blocos de Concreto, como indicações para dimensionamento, verificação de elementos, detalhamentos de armaduras e lajes, além de indicações para atualização do controle dos materiais e da execução em obra, também de acordo com a nova norma.
Sobre o organizador - Guilherme Aris Parsekian é engenheiro civil pela UFSCar, mestre em estruturas (distinção) pela EESC-USP e doutor em construção civil pela EP-USP, com pós-doutorado pela University of Calgary. Atualmente é coordenador do curso de Engenharia Civil da UFSCar onde também é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Construção Civil.

Nenhum comentário: