11 de jul de 2012

Coletânea reúne narrativas sobre a experiência no ensino de filosofia em escolas públicas


11/07/2012 - Caso não consiga visualizar esta mensagem, clique aqui.
Coletânea reúne narrativas sobre a experiência
no ensino de filosofia em escolas públicas
Em 2007, foram dados os primeiros passos para a implantação do projeto “Em Caxias, a filosofia em-caixa?”, que tem como foco o ensino de filosofia em escolas públicas no carente município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos pela equipe do Núcleo de Estudos Filosóficos da Infância, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o projeto tem hoje uma história para contar e compartilhar. Ou melhor, tem várias histórias, a partir da experiência de seus protagonistas. E é justamente essa multiplicidade de narrativas que estão reunidas no livro A escola pública aposta no pensamento, organizado por Walter Omar Kohan e Beatriz Fabiana Olarieta, lançamento da Autêntica Editora.
A partir de diferentes lugares e vozes, a obra reúne a experiência acumulada ao longo desse período. Além de uma detalhada descrição sobre a trajetória percorrida até o momento, também sugere passos para “filosofar”. São sete artigos e duas entrevistas que oferecem reflexões e impressões sobre essa prática e revela a riqueza da experiência desse trabalho que envolveu não só crianças de diferentes turmas como adultos de EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Os diversos textos salientam a magnitude do estudo da filosofia para crianças, a reflexão que elas podem fazer partindo do ato de filosofar, relacionando suas particularidades por meio do pensamento compartilhado em sala de aula, expondo suas ideias e inquietações. A obra objetiva orientar docentes no sentido de fomentar a educação das crianças com o intuito de formar cidadãos com a capacidade de solucionar problemas de uma forma ética e criativa de acordo com o contexto em que vivem.
Polifônico, o livro integra a Coleção Ensino de Filosofia, que não busca oferecer livros que funcionem meramente como receitas, mas sim como inspirações para pensar um espaço atravessado por diversas áreas, um espaço em que a educação se torna filosófica, e a filosofia, uma pedagogia. A coleção já conta com os títulos Educando para a argumentação - Contribuições do ensino da lógica, de Patrícia Del Nero Velasco, Filosofia - O paradoxo de aprender e ensinar, de Walter Omar Kohan e O ensino de filosofia como problema filosófico, de Alejandro Cerletti.
Sobre os organizadores – Walter Omar Kohan é pós-doutor em Filosofia pela Universidade de Paris 8, professor titular de Filosofia da Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), orientador de mestrado, doutorado e pós-mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Beatriz Fabiana Olarieta é graduada em Educação Infantil e em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de Cuyo, Argentina, especialista em Ensino de Filosofia pela Universidade de Brasília, mestre em Educação pela UERJ e doutoranda em Educação pela mesma instituição.

Nenhum comentário: