30 de jul de 2012

Botucatu recebe Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania no próximo final de semana


Tendo a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, como promotora e a União dos Vereadores do Estado de São Paulo, como organizadora, foi iniciada no último dia 21 de julho, em Novo Horizonte, a 3ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania para refletir sobre a situação das pessoas com deficiência, assim como mostrar os programas exitosos do Governo do Estado de São Paulo, na área.
O turismo acessível será um dos temas da Caravana, pois o turismo é uma das atividades econômicas com maior crescimento mundial nos últimos 10 anos. Apesar disso ainda não contempla a todos os segmentos da sociedade para viagens de lazer e cultura.
De acordo com o último censo, hoje o Brasil tem uma Argentina inteira dentro da população de pessoas com deficiência. Mais de 40 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência sem espaços públicos totalmente preparados, assim como receptivos para recebê-los.

O Estado de São Paulo é um acentuado indutor de turismo doméstico e por essa razão, o governador Geraldo Alckmin, ao lado de estimular a criação de um grupo de municípios turísticos (em estudos na Assembléia Legislativa), quer que a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência mostre os direitos reservados a todos, notadamente a acessibilidade.
Essa caravana, que inicou-se em Novo Horizonte vai percorrer ainda diversas regiões, sediando os eventos nos municípios de: Botucatu - 4/08 - Garça - 18/08 - Bananal - 1/09 - Mogi Guaçú - 15/09 - Itapeva - 29/09 - Orlândia - 20/10 - Paraguaçú Paulista - 10/11 - Andradina - 24/11 e Cotia - 8/12.
Segundo a secretária de Estado, Dra Linamara Rizzo Battistella, da pasta dos direitos da pessoa com deficiência, o Governo do Estado tem como lema que "governar é fazer a felicidade das pessoas. Estamos fazendo a nossa parte", disse.

Esse evento visa formar idéias e projetos na área da sustentabilidade e acessibilidade nos principais municípios do estado de São Paulo. Desde 2010 a UVESP tem realizado a Caravana da Acessibilidade, tendo dado formação para mais de noventa municípios capacitando gestores públicos e empresas para prover ações no sentido de facilitar a ida e vinda das pessoas com necessidades especiais e o acesso das mesmas no comércio nas atrações turísticas, na vida noturna e nos afazeres do dia-a-dia, aproximando-as cada vez mais de uma verdadeira inclusão social. Foram treinados nesses três anos mais de cinco mil profissionais e em cada cidade que a caravana esteve acabaram criando-se novas estratégias de acessibilidade.
Mais informações, favor entrar em contato com a assessoria na UVESP, pelos telefones (11) 3884.6661 / 6746 ou imprensa@uvesp.com.br

Nenhum comentário: