11 de jul de 2012

7° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo começa amanhã (12) e fará homenagem a Janio de Freitas e Tim Lopes


AVISO DE PAUTA: 7° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo começa amanhã (12 de julho) e fará homenagem a Janio de Freitas e Tim Lopes
7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - Abraji - ocorrerá nos dias 12,13 e 14 de julho, em São Paulo. Duas grandes personalidades do jornalismo brasileiro, Tim Lopes e Janio de Freitas, serão homenageadas. O assassinato de Tim completa 10 anos em 2012 e representa o marco inicial da história da Abraji. Janio chega aos 80 anos de uma vida intensamente dedicada ao jornalismo.
A cerimônia de homenagem é aberta ao público acontecerá no dia 13 de julho, das 11h às 12h30, no auditório da universidade Anhembi Morumbi – Campus Vila Olímpia (r. Casa do Ator, 275).
O Congresso terá 90 painéis e cerca 130 palestrantes, entre fontes e jornalistas de peso do Brasil e do exterior, como David Carr, crítico de mídia doThe New York Times.
Os principais temas da 7ª edição do Congresso serão cobertura de eleições municipais, jornalismo multiplataforma, direito de acesso a informações públicas e megaeventos esportivos, em especial Copa 2014 e Olimpíada 2016. Haverá ainda painéis sobre pré-sal, resultados da Rio + 20, narcotráfico, uso de câmera escondida entre outros temas.
O presidente da Abraji, bem como diretores da associação, listados abaixo, estarão disponíveis para entrevista sobre os temas abordados no evento:
·         Presidente - Marcelo Moreira (TV Globo – RJ);
·         Vice-presidente - José Roberto de Toledo (O Estado de S.Paulo/Rede TV!);
·         Marcelo Beraba (O Estado de S.Paulo – RJ);
·         Fernando Rodrigues (Folha de S.Paulo).
Nomes importantes do jornalismo brasileiro palestrarão no evento, como Míriam Leitão, sobre a produção da reportagem “Uma história inacabada - o caso Rubens Paiva”; André Trigueiro (Globo News); Ascanio Seleme (O Globo); Claudio Weber Abramo (Transparência Brasil), Erick Bretas (Rede Globo), e estrangeiros, como Brant Houston (Investigative News Network) - Professor da Universidade de Illinois (EUA) e Andy Carvin, da National Public Radio (NPR), um dos maiores especialistas em uso das mídias sociais no jornalismo.
7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Quando: 12, 13 e 14 de julho de 2012
Onde: São Paulo - Universidade Anhembi Morumbi - campus Vila Olímpia - unidade 7 (Rua Casa do Ator, 275)
Programação: http://bit.ly/7Congresso
Atenção: a cobertura do evento garante acesso às áreas comuns da universidade, e não a um lugar para assistir às palestras.

Nenhum comentário: