21 de jun de 2012

TURISMO: ALTERNATIVA DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL

*Sebastião Misiara
Prestigiar iniciativas a favor de projetos que estimulem o desenvolvimento do turismo nos municípios paulistas é a tônica do acordo firmado entre a UVESP e a Secretaria de Turismo. Tal parceria deu origem a um projeto que tem como principal objetivo sensibilizar cidadãos em geral e a classe política, em especial, a fim de que se tornem agentes políticos e econômicos com interesse em incrementar ações a favor do turismo.
Entre as medidas concretas que estão sendo postas em prática está o apoio de deputados e técnicos do governo e da Assembléia Legislativa na elaboração de medidas que promovam o turismo como alternativa de desenvolvimento.
A realização do “1º Encontro Estadual de Municípios de Interesse Turístico” que reúne representantes dos potenciais municípios turísticos, é um inicio bem sucedido de medidas para que os vereadores e prefeitos coloquem suas cidades no grupo de municípios de interesse turístico.
Instrumento de desenvolvimento econômico e social, capaz de fixar o homem a terra, distribuir a cultura e a renda nacional, turismo é o maior gerador mundial de empregos nos tempos atuais.
A parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado, graças ao apoio do deputado Itamar Borges, vale lembrar, tem o incremento do turismo como missão, na medida em que procura tornar acessível o serviço a todas as camadas da população.
Como proposição, o inteligente projeto do governador Geraldo Alckmin pretende preparar os municípios para o fortalecimento do seu potencial turístico. É preciso que ao lado das conquistas e avanços sociais, diminuam ainda mais o índice de desemprego, a marginalização e desigualdades. O caminho é fortalecimento do diálogo com o governo, com a iniciativa privada e a comunidade.
Os dados são positivos. Os brasileiros estão descobrindo seu país, nossa cultura, nossas belezas. O interior de São Paulo é promissor em cenários turísticos.
O turismo é fonte geradora de empregos. Para tanto é necessário estimular todos os setores, nesse sentido.
Nesse contexto, os prefeitos e vereadores são peças fundamentais. São eles que estão em contato direto com a população. Os legisladores podem contribuir na adaptação e elaboração de leis que promovam concretamente os avanços, de modo que as transformações ocorram na forma mais rápida, atendendo aos anseios do mundo moderno. Assim, além de empregos dignos, existirão perspectivas e compromissos com a competitividade e, consequentemente, com maior qualidade de vida da população. Essa questão, aliás, é importante. O município que não satisfaz o morador local nunca atrairá os tão esperados turistas.



Conheça o primeiro projeto do portal no sistema de financiamento crowdfunding

Nenhum comentário: