12 de jun de 2012

SESI-SP HOMENAGEIA NELSON RODRIGUES COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NA CAPITAL E NO INTERIOR DO ESTADO


Com curadoria de Ruy Castro e coordenação artística de Marco Antônio Braz, o projeto Nelson Rodrigues 100 Anos traça um amplo panorama da vida e obra do escritor. As atividades, gratuitas, acontecem até dezembro e incluem espetáculos, leituras dramáticas e ações pedagógicas




 No ano do centenário de nascimento de Nelson Rodrigues (1912-1980), o SESI-SP apresenta o projeto Nelson Rodrigues 100 Anos, que acontece até dezembro e tem entrada franca. Os destaques do evento, com curadoria de Ruy Castro, biógrafo do dramaturgo, e coordenação artística de Marco Antônio Braz, diretor teatral especialista na obra de Nelson Rodrigues, são a abrangência da programação – que inclui espetáculos itinerantes, leituras dramáticas e ações pedagógicas com os mais de 400 alunos de iniciação teatral dos Núcleos de Artes Cênicas do SESI-SP.
Na Grande São Paulo e no interior do estado, o projeto levará ao palco as montagens Valsa nº 6 O Beijo no Asfalto, dirigidas por Marco Antônio Braz, e Os Sete Gatinhos – com direção de Nelson Baskerville.  As três peças são encenadas pelo grupo Círculo dos Canastrões, também conhecido como Círculo dos Comediantes – primeira companhia brasileira com repertório dedicado exclusivamente aos textos de Nelson Rodrigues, fundada por Braz em 1994.
 A agenda itinerante também tem como destaque as leituras dramáticas das peças Vestido de Noiva, Anjo NegroToda Nudez SeráCastigada Viúva, Porém Honesta, realizadas pelos alunos dos Núcleos de Artes Cênicas do SESI-SP – com direção dos Orientadores de Artes Cênicas. As leituras abordarão as rubricas rodriguianas como elemento de fundamental importância para a compreensão da obra do autor e a formação artística dos estudantes dos Núcleos de Artes Cênicas. Além dos teatros do SESI-SP, as leituras também serão realizadas em mais 32 unidades do estado.
Outra ação que reforça o ineditismo das comemorações do centenário promovidas pelo SESI-SP é uma edição especial rodriguiana do Cena Livre – projeto que oferece aos alunos de múltiplas linguagens dos Núcleos de Artes Cênicas a oportunidade de mostrar o resultado dos estudos realizados durante o ano. Os educandos participarão de oficinas sobre os textos de Nelson – que resultarão em montagens teatrais previstas para novembro.


Com o projeto Nelson Rodrigues 100 Anos, o SESI-SP reafirma o seu compromisso com a democratização do acesso à cultura. Há mais de 40 anos, a instituição oferece ao público apresentações gratuitas. Na capital e em todo o Estado de São Paulo, os Centros Culturais, os Centros de Atividades e os 22 teatros da entidade promovem exposições, shows, peças teatrais, filmes e eventos literários. Atuando efetivamente na formação de público para as diferentes linguagens artísticas, o SESI-SP atende cerca de 2 milhões de espectadores anualmente.
Sobre Ruy Castro
Ruy Castro é escritor e jornalista. Começou como repórter em 1967 e trabalhou nos principais veículos da imprensa carioca e paulistana. Atualmente, é colunista da Folha de S.Paulo. Como escritor, desde 1990, notabilizou-se pelas biografias de figuras importantes da cultura brasileira, como Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues – sobre quem escreveu o livro O Anjo Pornográfico, lançado em 1992 e hoje na 26ª impressão.
Sobre Marco Antônio Braz
Marco Antônio Braz começou a trajetória como ator e diretor de teatro na década de 1980. Em 1994, fundou a companhia teatral Círculo dos Comediantes (hoje Círculo dos Canastrões), com a qual já montou peças célebres de Nelson Rodrigues, entre elas O Beijo no Asfalto, em 2002. Foi vencedor do Prêmio APCA 2002 (Melhor Diretor) por O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, e do Prêmio SHELL 2008 (Melhor Diretor) com a peça a Alma Boa de Setsuan, de Bertold Brecht. 

Confira a programação do SESI Vila das Mercês
Leitura dramática


Dia 20/06, às 20h
Anjo Negro (classificação indicativa: 12 anos)

Espetáculo 

Dia 14/9, às 20h
Os Sete Gatinhos (classificação indicativa: 18 anos)

SERVIÇO:

Local: Teatro do SESI Vila das Mercês – Rua Júlio Felipe Guedes, 138, Vila das Mercês
Capacidade: 190 lugares, sendo 3 para cadeirantes 
Entrada: franca (os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início da apresentação)
Informações: (11) 2947-8172 / 4677 / 4724

Acompanhe a programação do projeto em 20 unidades do SESI-SP pelo site www.sesisp.org.br/cultura

Nenhum comentário: