4 de jun de 2012

Rita de Cássia Cassou Guimarães participa de Congresso de Otorrinolaringologia

Na última quinta-feira (31/05), a otorrinolaringologista e otoneurologista Rita de Cássia Cassou Guimarães participou do Congresso de Otorrinolaringologia da Fundação de Otorrinolaringologia da USP. A médica ministrou um curso sobre terapia sonora para o zumbido com o dispositivo Neoromonics. "O aparelho é semelhante a um MP3 e é útil no tratamento de pacientes com zumbido", ressalta a especialista, que fez um treinamento na Neuromonics em Denver, cidade localizada no Colorado (EUA).

O aparelho funciona com um cartão de memória personalizado, com melodias e um som neutro que estimulam determinadas áreas do sistema auditivo. O objetivo é ativar filtros que minimizam e até eliminam a percepção do zumbido. "As gravações no cartão são feitas conforme a avaliação audiológica do paciente. O dispositivo deve ser usado de duas a quatro horas por dia, nos períodos em que o zumbido provoca mais incômodo. O tratamento dura de seis a oito meses", explica.

Segundo Rita, já nos primeiros dias de uso é possível perceber alívio do incômodo do zumbido, relaxamento e melhora do sono. "Este tratamento foi aprovado no Brasil há oito meses e os primeiros pacientes já estão sendo beneficiados pelo aparelho", acrescenta a especialista, única médica credenciada no Paraná junto a Politec Saúde para oferecer a Terapia Sonora Neuromonics como forma de tratamento para o zumbido.

Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)

Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR

Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com

Email: ritaguimaraescwb@gmail.com




Conheça o primeiro projeto do portal no sistema de financiamento crowdfunding

Nenhum comentário: