4 de jun de 2012

MuBE traz estreia de grandes formatos de Eugênio Zanetti


Ganhador de Oscar de Melhor Direção de Arte, o artista multifacetado expõe pela primeira vez a série A Secret Cinema, com pinturas de retratos. A mostra fica aberta ao público de 7 a 28 de junho. A entrada é gratuita.

A- SINKING OF THE BELGRANO (AFTER VON MAX ) POLYPTIC 400X400 CMS.JPG
Retrato de Margaret Thatcher por Eugênio Zanetti, de 4x4m, que estará na mostra
 Internacionalmente conhecido por suas produções hollywoodianas, que inclusive já lhe renderam Oscar de Melhor Direção de Arte dentre inúmeros outros prêmios e indicações, Eugênio Zanetti transita por diversos campos das artes. É dramaturgo, cenógrafo, diretor de arte, escritor e também pintor. E são as suas telas mais recentes, de grandes formatos, que compõem a exposição A Secret Cinema e será exibida pela primeira vez no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), de 7 a 28 de junho. Em seguida a mostra segue para Brasília e Buenos Aires, na Argentina. 
Sob curadoria de Ubaldo Kramer, A Secret Cinema traz onze telas que apresentam um universo de personagens do imaginário coletivo argentino retratados nus. Por meio de close-ups e minucioso trabalho de chiaroscuro, Zanetti se propõe nesta mostra a apresentar personagens da vida cotidiana a partir de um ponto de vista cênico e poético sem deixar de lado a qualidade e técnica da pintura.
De acordo com Kramer, o título da mostra se explica pela necessidade de o artista, intimamente ligado ao cinema, desvendar por meio da pintura o que não é perceptível na linguagem cinematográfica; de pintar a alma e os sentimentos de personagens para revelar o que ele percebe por trás da persona, seja ela Thatcher ou um catador de papéis. 
Um dos destaques da exposição é a obra "Sinking Of The Belgrano (After Von Max)", de 4x4m, na qual Margaret Thatcher é revelada afundando cercada por macacos, em referência ao ataque ao cruzador General Belgrano afundado em 1982, durante a Guerra das Malvinas, e ao pintor checo Gabriel Von Max, que retratava macacos de uma forma humanizada.
Sobre o artista
Eugênio Zanetti teve diversas exposições individuais desde 1969, ganhou Oscar de Melhor Direção de Arte pelo filme "O Outro Lado da Nobreza", foi indicado ao Oscar com o filme "Amor Além da Vida" e ganhou, por este mesmo trabalho, o cobiçado prêmio da Associação de Diretores de Arte dos Estados Unidos. O artista já dirigiu e participou de mais de 40 produções teatrais e de ópera em todo o mundo, bem como numerosos filmes, dentre eles “A Casa da Colina”, “Quantum Project”, “O Último Grande Herói” e “Tall Tale”.
Museu Brasileiro da Escultura - MuBE
Vernissage, 6 de junho, 19h. Aberto ao público de 7 a 28 de junho.
Local: Avenida Europa, 218, Jardim Europa – São Paulo/SP
Entrada gratuita
Acessibilidade para portadores de deficiência física.


Você pode ajudar  este projeto

Uma dramaturgia diferente que vai levar você para um mundo encantado com fatos reais.

Ajude a salvar a fauna e a flora apoiando este projeto que educa crianças e adultos de todo país por um mundo mais verde.



Nenhum comentário: