4 de jun de 2012

Galeria + Coletivo Amor de Madre apresenta exposição “Pronto para Usar”


Galeria + Coletivo Amor de Madre apresenta exposição “Pronto para Usar”
Peças exclusivas fazem parte da mostra que reúne 80e8, Bruno Freire, Guilherme Mendes da Rocha, Leo Capote, Marcelo Stefanovicz e NeuteChvaicer, em cartaz por sete dias
São Paulo, junho de 2012 - A Galeria + Coletivo Amor de Madre apresenta em 09 de junho, sábado, das 13h às 18h, a exposição “Pronto para Usar”, uma compilação de peças exclusivas criadas pelos designers 80e8, Bruno Freire, Guilherme Mendes da Rocha, Leo Capote, Marcelo Stefanovicz e NeuteChvaicer. A mostra permanece em cartaz até 16 de junho.
 “Pronto para Usar” reúne protótipos, peças únicas e ideias conceituais de nomes expoentes no design nacional. São apresentados trabalhos paralelos as grandes produções desses profissionais, criados a partir de materiais reaproveitados. Com curadoria de Olívia Yassudo Faria, Amaury e Marcia Lagos Atala, a exposição evidencia a inovação no segmento de design.
Por conta de todo conceito que envolve o tema, as peças exclusivas de “Pronto para Usar” contam com preço final acessível, o que proporciona aos interessados a possibilidade de aquisição do produto no ato, motivo para o curto prazo da mostra (apenas sete dias), o que torna as peças ainda mais concorridas e aquece o seguimento, objetivo da Galeria + Coletivo Amor de Madre em suas ações a favor da democratização do designart.
Bruno FreireFormado bacharel em Artes Plásticas pela FAAP, em 2011, e em marcenaria pela Escola CTT, em São Paulo. Atuou como assistente de Edgard de Souza, artista reconhecido mundialmente por suas esculturas, restaurando e participando da produção de suas peças.
Participou da exposição Anual de Artes da FAAP, em 2008 e, em 2011, da exposição Segundo Andar à Direita, no Museu de Arte da FAAP, no Edifício Lutétia, onde foi possível verificar sua relação com a luz.
O trabalho do designer está ligado ao processo de criar objetos articulados. Seu garimpo abrange visitas a locais, como o bairro Santa Efigênia e Avenida São João, onde busca material de construção, elementos elétricos e itens retrô. “Esculpir madeira me dá a chance de chegar à forma. Eu não desenho no papel. Meus esboços são feitos na própria execução das peças”, reflete Bruno Freire.

Aranha Articulada - Bruno Freire
Guilherme Mendes da RochaO professor Guilherme Mendes da Rocha formou-se em arquitetura e urbanismo, pela Faculdade Braz Cubas de Mogi das Cruzes, em 1979. Lá, lecionou na cadeira de Projeto, de 1993 a 1997, do primeiro ao quinto ano do curso de Arquitetura. É também professor de Projeto, na Associação de Ensino Escola da Cidade de 2002 até hoje, fazendo parte do corpo de Professores Associados desde a formatação da escola até o efetivo funcionamento.
No período de 1982 a 1989 desenvolveu mais de cinqüenta projetos de Agências Bancárias na Itauplan, Itaú Planejamento e Engenharia S.A. No mesmo período integrou a equipe que desenvolveu o projeto da sede da Itausa, no complexo arquitetônico CEIC (Centro Empresarial Itaú Conceição).
Como autônomo trabalhou nos escritórios INOCOOP, Julio Neves e Pedro Paulo de Melo Saraiva e em Salvador (BA) nos escritórios de Ivan Smarchevsk e Fernando Frank. Trabalhou ainda na Madeeeeira Marcenaria ao lado de Maurício Lordes Pereira e no estúdio Votupoca, com José Carratu e associados. Os trabalhos realizados incluíam desenvolvimento, execução e montagem de artefatos de madeira, aço e vidro, destinados para mobiliários residencial, comercial, além de montagens de exposições, instalações e esculturas dentro e fora da Cidade de São Paulo.
Leo CapoteLeo Capote é formado em desenho industrial e atua como designer. Foi criado dentro de uma das mais conceituadas lojas de ferramentas da cidade de São Paulo, a Casa das 3 Meninas, constantemente frequentada pelos irmãos Campana. Por conta dessa proximidade, Leo participou ainda da prototipagem da Vermelha, primeira cadeira que levou os Campanas à carreira internacional.
O artista plástico considera tudo como matéria prima e entende que sempre há novas maneiras de se utilizar os produtos.
NeuteChvaicerNeuteChvaicer é uma dupla de designers de São Paulo que desde 2010 trabalha em objetos de produção própria. Ana Neute, nascida em São Paulo, 1986. É arquiteta formada pela Escola da Cidade. Realizou seu trabalho de conclusão de curso sobre o tema: “O que significa habitar?”. Frequentou o atelier do artista Rubens Espírito Santo com quem estudou arte, filosofia e estética. Pintura com André Sztutman e história da arte contemporânea com Lucas Rehnman.
Estudou e trabalhou no IBOIS, Instituto de madeira da Politécnica de Lausanne, na Suiça. Rafael Chvaicer, nascido em São Paulo, 1990. Estuda arquitetura na FAU-USP. É membro do Atelier do Centro, discípulo de Rubens Espírito Santo, com quem estuda arte, filosofia e estética. Estudou pintura com André Sztutman. Estuda história da arte contemporânea com Lucas Rehnman. Além de design, produz arquitetura, fotografia e desenho.
Galeria + Coletivo Amor de MadreA Galeria + Coletivo Amor de Madre nasceu sob o signo da colaboração. Iniciou seus trabalho em parceria com a Baró Galeria, passando por exposições com projetos, como Friends With You e BoomSpDesign. Segundo Olívia Yassudo Faria, em 2012 o número de parcerias deve se expandir, aliando-se a marcas, artistas e galerias, nacionais e internacionais. “Hoje, o objetivo do Coletivo Amor de Madre é apresentar os produtos da marca, os artistas que fazem parte do Coletivo, os produtos expostos na loja e ainda a Galeria + Coletivo Amor de Madre, ao mercado internacional. Para isso, um dos passos importantes que marcará 2012 será a abertura da primeira residência artística para designers” comenta Olívia. “Queremos receber artistas nacionais e internacionais, oferecer workshops, palestras e cursos para estudantes de escolas de design do Brasil e também de outros países”, ressalta.
Hoje, Olívia Yassudo Faria, como diretora criativa do Coletivo Amor de Madre, atua na Galeria + Amor de Madre como curadora ao lado do artista plástico Amaury e também de Márcia Lagos Atala, diretora da galeria. Além da curadoria das exposições, Olívia é responsável pelas negociações com os artistas. O artista plástico Amaury é quem gerencia a produção, as montagens das exposições, além de também contribuir com a criação de novos projetos. Amaury também é um dos designers representados pela galeria. Por fim, Márcia Lagos Atala, diretora da Galeria + Amor de Madre, responde pela área de negócios.

Banco - 80e8
Em 2012, a Galeria + Coletivo Amor de Madre participou da primeira feira de design dos Emirados Árabes, a Design Days Dubai www.designdaysdubai.ae, em março. A feira é uma parceria entre Dubai Culture & Arts Authority (Dubai Culture) www.dubaiculture.ae, Audi e Van Cleef. Dirigida por Cyril Zammit, a Design Days Dubai marca a chegada do maior ponto de encontro do ano catalisador da cena do design na região. A Galeria + Coletivo Amor de Madre, como único participante latino americano a representar artistas brasileiros durante o evento, marcou presença em Dubai com Olívia Yassudo Faria, juntamente com os designers brasileiros Amaury, Hugo França, Leo Capote e Pedro Bernardes, com algumas de suas criações no stand da galeria no evento.
“Pronto para Usar”, 80e8, Bruno Freire, Guilherme Mendes da Rocha, Leo Capote, Marcelo Stefanovicz e NeuteChvaicer @ Galeria + Coletivo Amor de MadreAbertura: 09 de junho de 2012, das 13h às 18hPeríodo expositivo: 11 à 16 de junho de 2012Endereço: Rua Estados Unidos, 2174/2186 - Jardins - São Paulo - SPTelefones: 11 3061.9384 – 11 3061.9044Funcionamento: De segunda a sexta, das 10h às 19h e sábado das 10h às 18hwww.coletivoamordemadre.com
Coletivo Amor de MadreEndereço: Rua Estados Unidos, 2174/2186 - Jardins - São Paulo - SPTelefones: 11 3061.9384 – 11 3061.9044Funcionamento: De segunda a sexta, das 10h às 19h e sábado das 10h às 18hwww.coletivoamordemadre.com


Você pode ajudar  este projeto

Uma dramaturgia diferente que vai levar você para um mundo encantado com fatos reais.

Ajude a salvar a fauna e a flora apoiando este projeto que educa crianças e adultos de todo país por um mundo mais verde.





Nenhum comentário: