3 de mai de 2012

Quanto meu pet afeta minha vida?


QUANTO MEU PET AFETA A MINHA VIDA? A IMPORTÂNCIA DOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO PARA AS FAMÍLIAS

Atualmente considerados integrantes das famílias, eles afetam diretamente a rotina da casa e dos donos. Por isso, promover o máximo em conforto é uma forte de deixar toda a família feliz

Ele pode fazer xixi no tapete da sala, arranhar o sofá, ou se apropriar de objetos pessoais para fazer de brinquedo, mas uma coisa, porém, é inegável: os pets são alegria garantida no cotidiano de toda família.

Só quem tem um animalzinho de estimação sabe a diferença que ele faz. Prova disso é que basta o bichinho se perder por um dia que a família já passa a noite em claro, rondando o bairro, conversando com os vizinhos e caçando pistas que indiquem onde foi parar o tão amado companheiro.

De acordo com pesquisa do Sindan, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, mais de 25 milhões de cães e sete milhões de gatos habitam os lares das classes A, B e C da população brasileira. Além de uma ótima companhia, os bichinhos trazem inúmeros benefícios à saúde e ao bem-estar dos seres humanos.

Cientistas já comprovaram que ter um animal de estimação em casa ajuda o dono a relaxar, combater o estresse, a depressão e o sentimento de solidão, e aprender a lidar com a perda. Para as crianças, os animais trazem ainda mais benefícios, como auxiliar no desenvolvimento de atividades motoras, no senso de responsabilidade, e na noção de convivência com as diferenças, entre outros.

Mas além de trazer benefícios à saúde, de que forma o animal pode afetar a sua vida em família?

Bate-papo em família
Uma pesquisa realizada na França aponta que ter pets em casa facilita a comunicação entre os membros da família. O levantamento revelou que 76% dos entrevistados admitiram bater mais papo entre eles depois que o animal de estimação chegou ao lar.

Para a veterinária Isabella Vincoletto, da Vetnil, o resultado do estudo faz sentido. “É comum querermos compartilhar as novidades e as façanhas dos pets, é o tipo de assunto que rende conversa e descontrai o ambiente familiar, o que é muito positivo para a família e para o animal, que recebe essa atenção especial”.

Tarefas domésticas e a união familiar
Ter animais em casa requer disposição para realizar uma série de tarefas, como dar comida aos bichinhos, trocar a água, levar para passear (no caso dos cães), manter a higiene dos animais, além de reservar um tempinho diariamente para dar carinho e brincar com eles. Quando o animal é parte de uma família, é comum que aconteça uma divisão de tarefas entres os familiares.

Isso contribui com a organização da rotina da casa e, quando dá certo, a divisão de tarefas pode ser aplicada a outros serviços domésticos. Além disso, realizar algumas tarefas em conjunto pode ser uma boa pedida para aproximar as relações familiares.

É o que acontece quando, por exemplo, pai e filho saem juntos para levar o cão para passear. “Algumas tarefas ficam muito mais divertidas quando feitas em conjunto, como brincar com o animal ou até mesmo dar banho nele. São atividades ideais para pais e filhos realizarem juntos”, sugere Isabella.

Planejamento em família
Sendo parte integrante da família, o animal de estimação faz parte do planejamento desta. Nesse sentindo, os pets entram não só no planejamento da rotina de atividades da casa, como também no orçamento domiciliar e na programação da família.

Quando o animal adoece, a preocupação e os cuidados com ele são divididos com toda a família, da mesma forma que quando a proposta é planejar as próximas férias, é importante que todos opinem sobre o destino do animal durante a temporada fora de casa: se ele viaja junto, se fica sob os cuidados de algum amigo ou parente ou até mesmo em um hotel para animais. O pet é parte da família, por isso é preciso pensar qual a melhor forma pra incluí-lo no planejamento familiar.

Sobre a Vetnil
Fundada em 1994, a Vetnil está entre os cinco maiores laboratórios brasileiros de produtos veterinários e é líder no mercado nacional de eqüinos. A empresa é fabricante de suplementos alimentares que garantem a saúde nutricional e a qualidade de vida de animais domésticos e reprodutores, além de aumentarem a performance de animais atletas.

Entre seus produtos estão suplementos e medicamentos para pets (caninos, felinos, aves ornamentais, pássaros e roedores), avestruzes, bovinos, eqüinos, ovinos, caprinos e suínos. Recentemente, a empresa conquistou prêmios importantes promovidos pela imprensa brasileira, dentre os quais o de “Empresa que mais cresceu em 2005 no setor veterinário” (Anuário Exame Agronegócio 2006-2007), o de “Melhor empresa do setor de produtos veterinários (Anuário do Agronegócio 2006, da Revista Globo Rural), além de ter figurado entre as “100 Melhores empresas para se trabalhar no Brasil (Revista Época) e entre as “30 Melhores empresas para a mulher trabalhar 2006” (Revista Época).



 Audições para cantores, apoie este projeto 
veja no site


Nenhum comentário: