7 de mai de 2012

Organizações de todo o Brasil se reúnem no Viva a Mata 2012


A mostra estará, durante três dias, na Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP).


Entre os dias 18 e 20 de maio, acontecerá a oitava edição do Viva a Mata, maior evento brasileiro em prol da Mata Atlântica. Nele estarão reunidos mais de 75 expositores, entre eles ONGs, associações e reservas particulares (RPPNs) de 14 Estados brasileiros.  O objetivo do evento é sensibilizar e conscientizar a sociedade e promover a troca de informações entre os que lutam pela conservação desta floresta, com exposição de projetos, oficina de origami e plantio de mudas, palestras, debates, teatro, jogos e diversas outras atrações. A organização é da Fundação SOS Mata Atlântica, com cenografia assinada pelo designer Beto Von Poser e patrocínio do Bradesco Cartões e da Natura. A programação completa pode ser conferida em www.sosma.org.br .

Os expositores estarão distribuídos em 18 estandes, divididos em 13 diferentes temas: “Costa Atlântica”, “Centro de Experimentos Florestais”, “Produtos Sustentáveis”, “Áreas Protegidas”, “Ações Regionais”, “Educação Ambiental”, “Fauna e Flora”, “Reciclagem”, “Lagamar”, “Água”, “Túnel dos Sentidos”, “Oficina de Plantio” e “Empresas pela Mata Atlântica”. Para cada um deles, estão programadas apresentações, oficinas, jogos interativos, além de cartazes, maquetes e painéis ilustrativos, com demonstrações de seus projetos.

No estande do “Polo Ecoturístico do Lagamar”, uma região famosa pela prática do ecoturismo e do turismo de aventura, a SOS Mata Atlântica e parceiros locais irão realizar diversas oficinas, como as de produção de biojoias com fibras de bananeira e a de porta lápis ou porta canetas, feitos com frutos do Jequitibá, que também servem como instrumento musical.

Outro destaque é o estande da Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (AMANE), de Recife (PE), que marcará presença no estande “Ações Regionais”. A equipe realizará demonstrações performáticas de danças típicas do Nordeste, malabares e rodas de contar história. No mesmo estande, a Fundação Mamíferos Aquáticos, de Aracaju (SE), em parceria com o Instituto Biota de Conservação, de Maceió (AL), promoverá oficinas de simulação sobre o que se deve fazer ao encontrar um animal encalhado na praia, além de exposições e painéis com os projetos das organizações.

No estande “Costa Atlântica” o público poderá participar de jogos interativos com a Associação Mar Brasil, de Pontal do Paraná (PR). A equipe vai mostrar o trabalho realizado no litoral paranaense, mostrando a importância dos recifes artificiais. Uma das atividades é o jogo de tabuleiro gigante, onde crianças e adultos atuam como os pinos do jogo e as casas contornam o mapa do litoral.

Confira a lista completa dos expositores paulistanos:

·         Estande “Costa Atlântica”: Amigos do Oceano

·         Estande “Produtos Sustentáveis”:  Serão Benedito, Poupa Água, Kazari Atelier, Bengira Arte e Consciência

·         Estande “Áreas Protegidas”: Fundação Florestal

·         Estande “Ações Regionais”: Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

·         Estande “Educação Ambiental”: Instituto de Preservação e Educação Ambiental Jerivá

·         Estande “Fauna e Flora”:  Floresta Urbana

·         Estande “Reciclagem”: Aldeira do Futuro (Projeto Somos de Papel), Arte e luz da rua, Ong Milênio Verde, Associação Reciclázaro


Visitas Monitoradas
Grupos interessados em agendar visitas monitoradas podem se inscrever pelo e-maileducacao@sosma.org.br. Podem participar escolas, turmas de faculdades, grupos de igreja, empresas, escoteiros, associações, dentre outros grupos que queiram saber mais sobre a Mata Atlântica e conhecer iniciativas em prol da sustentabilidade.

 Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica
Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental. A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do Bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas. Mais informações em www.sosma.org.br.

SERVIÇO

Viva a Mata 2012 – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica
Realização: Fundação SOS Mata Atlântica.
Onde: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – São Paulo/SP
Quando: De 18 a 20 de maio, das 9h às 18h.
Informaçõeswww.sosma.org.br
Todas as atividades são gratuitas.

Nenhum comentário: