7 de mai de 2012

®NOVA segue sua programação no SESC Pompeia e em outros espaços culturais do RJ e Barcelona.


A partir do dia 08 de maio, o ®NOVA chega ao SESC Pompeia em São Paulo e em outros espaços culturais de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Barcelona.
Realizada em parceria com o MIS - Museu da Imagem e do Som e com o SESC Pompeia, o ®NOVA 2012 será realizado até o dia 31 de maio nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Barcelona.
Depois de mostrar o conceito work in progress – em que os artistas trabalham em colaboração, ocupando os espaços em camadas, de forma que a exposição esteja sempre viva e só seja finalizada na última semana –, no MIS, o ®NOVA chega ao SESC Pompeia apresentando uma uma diversidade de música, arte e audiovisual.
Entre os destaques da próxima semana estão:
Clemens Behr (Alemanha)O artista alemão Clemens Behr usa os mais simples materiais para criar complexas formas arquitetônicas e efêmeras. Pense em dobraduras e origami. Agora imagine galerias tomadas dessas gigantes estruturas para tais criações. Behr usa materiais reciclados e formas geométricas básicas, que materializam sua imaginação em instalações que borram os limites entre a pintura 2D e objetos 3D. Não contente com os limites dos espaços de galerias, Behr levou seu trabalho para espaços públicos, construindo anexos em vagões de metrô e miniaturas de cidades pelas esquinas das ruas. Numa escala formal, suas instalações parecem truques ópticos que desorientam o espectador e lembram arquiteturas alemãs de filmes expressionistas, enquanto que na prática, podem ser o trabalho de um garoto muito criativo que se deixou levar por um monte de caixas e potes de tinta. Behr pertence a um grupo de artistas que se inspiram em formas infantis de expressão, uma ingênua e inocente estética de uma geração condizente à Peter Pan…
08 a 13 de maio 2012 – SESC Pompeia – terça a sábado, das 9h às 22h, domingos e feriados, das 9h às 20h. 
www.clemensbehr.com


Mark Jenkins (EUA)
Mark Jenkins nasceu em 1970 na cidade de Fairfax, na Virginia (EUA). Internacionalmente conhecido pelas suas instalações de rua com o uso de fitas adesivas, o artista, além de criar arte, também ensina suas técnicas de escultura através de oficinas nas cidades que visita. Ele atualmente vive em Washington DC.
08 a 30 de maio 2012 – SESC Pompeia
www.xmarkjenkinsx.com
Mulheres Barbadas (Brasil)
Mulheres Barbadas são Henrique Lima e Julio Zukerman que estão trabalhando juntos desde 2006, eles se uniram para preencher o vazio que encontraram em relação aos doodles monocromáticos. Eles são conhecidos por suas criações completamente saturadas de desenhos em preto e branco, e também por disponibilizar a maioria de seus trabalhos online. Mulheres Barbadas já fizeram parte de vários projetos de diversos países e possuem clientes como Coca-Cola, MTV, Nestlé e Nike em seu portfólio. Participaram de publicações como IdN e Clone and Empty; e foram eleitos os artistas mais influentes de ilustração pela Computer Arts UK. Em 2008 tiveram seu primeiro show solo em São Paulo na ROJO Artspace. Em 2009 eles trabalharam em parceria com a MiCasa, na qual criaram peças de mobiliário, como freezers personalizados, cadeiras Saarinen e até um Mini Cooper. Eles também passaram uma semana desenhando quatro paredes do chão ao teto com uma webcam ligada para que seu público pudesse acompanhar ao vivo. Atualmente, Mulheres Barbadas, varia entre os meios digitais, tinta sobre papel e instalações, mas sempre com muita informação e muita pouca cor.
08 a 30 de maio 2012 – SESC Pompeia
www.mulheresbarbadas.com
Good Wives & Warriors (Inglaterra)
“Somos boas esposas e guerreiras”. Good Wives and Warriors é a parceria criativa de Becky Bolton e Louise Chappell, que se conheceram enquanto estudavam na Glasgow School of Art. Rebecca (nome de Becky) significa “boa esposa” e Louise significa “guerreira”, e juntas, elas criam ilustrações estranhas e maravilhosas. A boa esposa e a guerreira têm participado de exposições na Europa, EUA, América do Sul e Austrália, e sempre trabalham as ilustrações usando uma abordagem experimental colaborativa. No momento estão sediadas em Londres e mesmo não sendo brasileiras, possuem um trabalho cheio de graça e bossa.
08 a 30 de maio 2012 – SESC Pompeia
www.goodwivesandwarriors.co.uk
Programação musical ®NOVAA partir do dia 10 de maio, a parte musical ganha destaque com os músicos do Mouse on Mars (Alemanha), Gonjasufi (EUA) e Akin (Brasil). Veja mais informações sobre eles abaixo e conheça mais sobre a música de cada um deles no linkhttp://novafestival.com/2012/br/news/ 
Mouse on MarsPromovendo o lançamento de seu novo álbum "PARASTROPHICS", o Mouse on Mars foi formado em 1993 quando Andi Toma (Dusseldorf) e Jan St. Werner (Colônia) se reuniram em um festival de speed metal. Mouse on Mars é a prova de que é possível escrever e executar música sofisticada como parte de um quadro teórico. Sua associação com o mundo da forma e utilização da música dance é puramente irônica e eles se recusam firmemente a fazer concessões em nome de uma ‘improvável’ fama. O som de Mouse on Mars reúne tecno, disco, ambient e uma grande quantidade de sons produzidos com sintetizadores analógicos e, algumas vezes, instrumentos convencionais como bateria, baixo e guitarra. Um som que parece ter sofrido um grande desvio estilístico e extremamente fundado no eletrônico experimental pode ser degustado no último álbum lançado, Varcharz. Varchar é um termo técnico que descreve um tipo de dado na linguagem de banco de dados, SQL. MOM normalmente se apresenta ao vivo com a formação do duo, Toma e St Werner, e às vezes como um trio que inclui o baterista e vocalista Dodo Nkishi. Uma música que é um desafio. Traga a sua cabeça para pensar.
10 de maio 2012 – Choperia SESC Pompeia – 21h30
12 de maio – Teatro Café Pequeno – Rio de Janeiro

www.mouseonmars.com

GonjasufiZen nada convencional, de dreadlocks, o instrutor de ioga Sumach Ecks (que também pode ser encontrado sob os nomes de Sumach Valentine e Randy Johnson) saiu da tripulação do rap do Masters of the Universe e de DJ com Killowattz para canalizar suas energias e projetos individuais sob o codinome Gonjasufi. Por volta de 2006, mudou-se da beira-mar para o deserto com o intuito de dar aulas ioga em Las Vegas e seu caminho se cruzou com o hip-hop underground de Gaslamp Killer and Flying Lótus, o laço estava feito. Ecks, que já vinha produzindo um hip-hop lo-fi psicodélico para consumo próprio, recrutou os beatmakers para produzir suas músicas, que pouco mais tarde foi incrementada com sua voz rouca. Suas rudes mixagens garantiram-lhe um lugar no Warp 2008. Depois de um ano trabalhando na mixagem de álbuns com AGDM em Silver Lake, Ecks lançou os singles “Ancestors” e “Kowboyz & Indians” e pouco depois o álbum completo A Sufi and a Killer, em março de 2010 e em 2011 lançou o The Caliph’s Tea Party. Boa música de descendência espiritual. Namastê.
10 de maio 2012 – Choperia SESC Pompeia – 21.30h
www.sufisays.com

Akin
Brasileiro, paulistano, músico e produtor de batidas e notas que vão além do convencional. Akin, 33 anos, teve seu primeiro contato com a música por volta dos anos 98/99 como um freestyle em batalhas de MCs da cena de rap underground. O principal ingrediente de seu estilo são suas próprias batidas, que deslizam entre sintetizadores analógicos e breaks secos e diretos. Ao longo dos anos, o instrumental tornou-se o seu maior interesse na música, fazendo com que até os vocais fossem tratados como mais um instrumento em suas produções e para isso Akin conta com a utilização de MPC e outros instrumentos de sampling. Akin faz parte também do duo Afasia, projeto conhecido por suas criações baseadas em ruídos e batidas industriais, ao lado de Carlos Issa do Objeto Amarelo. E é ainda, o anfitrião da rádio online Metanol FM, focada em música eletrônica instrumental e experimental.
10 de maio 2012 – Choperia SESC Pompeia – 21h
www.metanol.fm

Veja outros destaques das próximas semanas do ®NOVA no linkhttp://novafestival.com/2012/. 
ATLAS – a minissérie do ®NOVA
A minissérie Atlas está sendo filmado durante a 5ª edição do ®NOVA e gira em torno de duas protagonistas, vividas pelas atrizes Marcela Falcci e Juliana Almeida. Amigas que moram juntas e trabalham na KLM, companhia aérea que está apoiando o ®NOVA, as personagens são comissárias de bordo que viajam o mundo inteiro, falam várias línguas, mas quase nunca se encontram. Juntas, elas passam por diversas situações da vida que de certa forma interagem com o ®NOVA. Cada capítulo tem três minutos e a primeira temporada tem 13 capítulos. As filmagens estão sendo feitas pelos videomakers Sepk Aka Stephanie Mella (França) e Astrid Rieger (Alemanha).
Mais sobre ®Nova Cultura Contemporânea
®Nova Cultura Contemporânea (
www.novafestival.com/2012/br) é um festival multidimensional de arte colaborativa em progresso, que reúne a vanguarda contemporânea internacional em música, artes visuais e audiovisuais.

A mostra conta com mais de 100 artistas nacionais e internacionais trabalhando ao vivo, se revezando simultaneamente em espaços culturais do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Barcelona para trabalhar em colaboração, ocupando os espaços em camadas, de forma que a exposição esteja sempre viva e só seja finalizada na última semana.
Programação completa ®Nova Cultura Contemporânea
SESC Pompeia – São Paulo
08 a 31 de maio 2012 – SESC Pompeia terça a sábado, das 09h às 22h; domingos e feriados, das 09h às 20h
SP – Instalação/ Performance/ Ao Vivo
Mark Jenkins (EUA) – instalação
Clemens Behr (Alemanha) – instalação
Mulheres Barbadas (Brasil)- mural
Good Wives & Warriors (Gra Bretanha)- mural
SepK (França) – video 
10 de maio 2012 – Choperia do SESC Pompeia – às 21h30
SP – Música/ Vídeo/ Ao Vivo
Mouse on Mars (Alemanha) – música
Gonjasufi (EUA) – música
Akin (Brasil) – música 
17 de maio 2012 – Choperia SESC Pompeia – às 21h30SP – Música/ Vídeo/ Ao Vivo
Patrick Kelleher & His Cold Dead Hands (Irlanda) – música
E*Rock + Jason Forrest (EUA) – música
23 de maio 2012 – Teatro SESC Pompeia – às 20h30
SP – Música/ Vídeo/ Ao Vivo
Ryoichi Kurokawa (Japão) – música e vídeo
Optical Machines (Holanda) – música e vídeo
24 de maio 2012 – Choperia SESC Pompeia – às 21h30SP – Música/ Ao Vivo
Byetone (Alemanha) – música e vídeo
Catscars & Schoot Tour (Irlanda) – música
30 de maio 2012 – Teatro SESC Pompeia – às 20h30
SP – Música/ Ao Vivo
Eluvium (EUA) – música
Abstract Birds & Quayola (Itália) – video
Bosques de Mi Mente (Espanha) – música
31 de maio 2012 – Choperia SESC Pompeia – às 21h30
SP – Música/ Ao Vivo
Hess is more (Dinamarca) – música
Atsuhiro Ito (Japão) – música
Abstract Birds & Quayola (Itália) – video
Noia (Canadá) – música
Espaço CentoeQuatro – Belo Horizonte 15 a 27 de maio 2012 – CentoeQuatro BH – Instalação/ Mural/ Vídeo/ Ao Vivo
Penique Productions (Espanha) – instalação
Yoshi Sodeoka (EUA) – instalação
Frederik Heynan (Bélgica) – vídeo
Jonathan McCabe (Austrália) – vídeo
Levi Van Veluw (Holanda) – vídeo
Plink Flojd (EUA) – vídeo
Jesús Olmo (Espanha) – vídeo
Astrid Rieger (Alemanha) – video
Bill Viola (EUA) – video
Emilio Gomariz (Espanha) – video
Juan Rayos (Espanha) – video
Mello + Landini (Brasil) – instalação
Olaf Breuning (Suiça) – video
Protey Temen (Rússia) – video
Sabrina Ratté (Canadá) – video
Shima (Brasil) – instalação
Thorsten Fleisch (Alemanha) - vídeo
BH_ 25 de maio 2012 – a partir das 20h
Cinema – Especial Bill Viola (EUA) – maratona de cinema

Red Tape – Collected Works. 1975
Four Songs. 1976
Migration. 1976/2010
Chott el-Djerid. 1979
Anthem. 1983
Angel’s Gate. 1989
BH_ 26 de maio 2012 – a partir das 20h
Cinema – Especial Bill Viola (EUA) – maratona de cinema

Information. 1973
Memories of Ancestral Power. 1977
Memory Surfaces and Mental Prayers. 1977
Palm Tress on the Moon. 1977
Sodium Vapor. 1979, released 1986
The Reflection Pool – Collected Work. 1977-80
Reasons for Knocking at an Empty House. 1983
Reverse Television – Portraits of Viewers. 1984
BH_ 27 de maio 2012 – a partir das 20h
Cinema – Especial Bill Viola (EUA) – maratona de cinema
Hatsu Yume. 1981
I Do Not Know What It Is I Am Like. 1986
The Passing. 1991
Déserts.1994
Bill Viola: Território Do Invisível. 1994

BH_ 29 de maio 2012 – a partir das 21h
Cinema 
Juan Rayos (Espanha)
Astrid Rieger (Alemanha)
BH_ 30 de maio 2012 – a partir das 21h
Cinema
Emilio Gomariz (Espanha)
Thosten Fleisch (Alemanha)
BH_ 31 de maio 2012 – a partir das 21h
Cinema

Sabrina Ratté (Canadá)
Olaf Breuning (Suiça)

BH_ 25 de maio 2012 – a partir das 20h
Cinema – Especial Bill Viola (EUA) – maratona de cinema
Red Tape – Collected Works. 1975
Four Songs. 1976
Migration. 1976/2010
Chott el-Djerid. 1979
Anthem. 1983
Angel’s Gate. 1989
BH_ 26 de maio 2012 – a partir das 20h
Cinema – Especial Bill Viola (EUA) – maratona de cinema

Information. 1973
Memories of Ancestral Power. 1977
Memory surfaces and Mental Prayers. 1977
Palm Tress on the Moon. 1977
Sodium Vapor. 1979, released 1986
The Reflection Pool – Collected Work. 1977-80
Reasons for Knocking at an Empty House. 1983
Reverse Television – Portraits of Viewers. 1984
BH_ 27 de maio 2012 – a partir das 20h
Cinema – Especial Bill Viola (EUA) – maratona de cinema

Hatsu Yume. 1981
I Do Not Know What It Is I Am Like. 1986
The Passing. 1991
Déserts.1994
Bill Viola: Territorio Do Invisível. 1994

BH_ 29 de maio 2012 – a partir das 21h
Cinema

Juan Rayos (Espanha)
Astrid Rieger (Alemanha)

BH_ 30 de maio 2012 – a partir das 21h
Cinema 
Emilio Gomariz (Espanha)
Thosten Fleisch (Alemanha)
BH_ 31 de maio 2012 – a partir das 21h
Cinema

Sabrina Ratté (Canadá)
Olaf Breuning (Suiça)
Espaço Mitte – Barcelona
16 a 31 de maio 2012
Barcelona – Música/ Vídeo/ Ao Vivo
Yolanda Domínguez (Espanha) – performance
Penique Productions (Espanha) – instalação
Koen Delaere (Holanda) – mural
Cesar Pesquera (Espanha) – instalação
Sosaku Miyazaki (Japão) – mural
Frederik Heyman (Bélgica) – vídeo
Jonatha McCabe ( Austrália) – vídeo
Levi Van Veluw (Holanda) – instalação
Pink Flojd (EUA) – video
Jesús Olmo (Espanha) – vídeo

16 de maio 2012 – às 20hBarcelona – Música/ Ao Vivo
Autumm Comets (Espanha) – música
Laura Put (Espanha) – música
22 de maio 2012 – às 20hBarcelona – Música/ Ao Vivo
Andy Dixon/ Secret Mommy (Canadá) – música
26 de maio 2012 – Mitte – às 20h
Barcelona – Música/ Vídeo/ Ao Vivo
Fibia (Espanha) – música
30 de maio 2012 – às 20h
Barcelona – Música/ Ao Vivo
Litoral (Espanha) – música
Pigmy (Espanha) – música
Em São Paulo a mostra é realizada em parceria com o MIS - Museu da Imagem e do Som e com o SESC Pompeia. O evento também será realizado em espaços culturais de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Barcelona.
Sobre a ROJO®Com a ideia inicial de oferecer um espaço para jovens artistas divulgarem seus trabalhos, mas sem as imposições conhecidas pelo mercado, David Quiles Guilló fundou a ROJO® em 2001, em Barcelona. 11 anos depois, a ROJO® é uma das organizações culturais mais ativas do panorama artístico mundial, com bases em São Paulo, Milão e Barcelona. (www.rojo-projects.com).
Serviço
NOVA - Cultura Contemporânea 2012
www.novafestival.com/2012/br

SESC Pompeia
Rua Clélia, 93. Pompéia, São Paulo (SP) | (11) 3871-7700 | 
www.sescsp.org.br
Local: Teatro e Choperia
Ingressos SESC Pompéia
R$ 20 inteira | R$ 10 estudantes | R$ 5 trabalhadores do comércio.
*Ingressos à venda a partir de 01 de maio em todas as unidades SESC
CentoeQuatro – Belo Horizonte
Praça Ruy Barbosa, 104 – Centro
Ingressos: Entrada franca para o Espaço Expositivo.
R$ 5,00 para sessões de cinema.
Mitte – Barcelona
Carrer de Bailén
 86, 08009
Ingressos: Grátis 
Info@mitte-barcelona.com

Nenhum comentário: