12 de mai de 2012

Lei de Cotas: o desafio vai além da contratação de deficientes


Curso ministrado durante a feira HOSPITALAR desmistifica a ideia de que contratar deficientes traz gastos extras para a empresa, queda de produtividade ou dificuldades de relacionamento
A Organização Mundial de Saúde informa que existem no mundo 1 bilhão de pessoas com deficiência. Só no Brasil são 45 milhões. E este enorme contingente de pessoas demanda cada vez mais produtos, equipamentos e serviços que atendam necessidades específicas. Um dos grandes desafios atualmente é a inclusão deste público no mercado de trabalho. São Paulo, que é o principal mercado empregador de deficientes no País, registra 44% de adesão das empresas. No Rio de Janeiro, esse índice não chega a 20%.

Dados de 2009 do Ministério do Trabalho apontam que o número de empregabilidade de deficientes aumentou 0,7% e a média de cumprimento da Lei de Cotas é 21,4%. Já o número de autos de infração emitidos pelo não cumprimento da lei subiu de 336 em 2005, para 1.167 em 2010, segundo a Secretaria de Inspeção do Trabalho.

A desinformação e a falta de valorização ainda são entraves no processo de integração social do deficiente no mercado de trabalho. O empregador precisa conhecer a deficiência e preparar o ambiente de trabalho para uma integração harmoniosa. "O ideal é que se contrate um perfil para executar uma função. E o que vem acontecendo no mercado é o contrário: criam-se vagas especiais para acolher essas pessoas. Estamos em um período de adaptação muito positivo, as empresas estão dispostas a colaborar", afirma Daniela Polzer Delgado, assistente técnica responsável por empregabilidade da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo (SMPED).

Daniela Polzer é a responsável pelo curso "Sem Barreiras - Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência", lançado em 2009 pela SMPED com o objetivo de desmistificar a ideia de que a contratação de pessoas comdeficiência física ou intelectual traz problemas para a empresa, seja com gastos para adequação do espaço, queda de produtividade ou dificuldades de relacionamento.

A questão também será discutida durante a HOSPITALAR 2012 - 19ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias Clínicas e Consultórios, nos dias 24 e 25 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. "É um assunto que interessa empresas de todos os portes, não só por causa da lei, mas porque as pessoas com deficiência estão mostrando que são capazes de assumir cargos comcompetência", ressalta.

A SMPED levará ao público profissional que visita a HOSPITALAR temas como definições e tipos de deficiência, acessibilidade e ergonomia, tecnologia assistiva e modelo de programa de inclusão profissional.

Sem Barreiras - Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência
Dias 24 e 25 de maio, das 9h às 13h
HOSPITALAR - Expo Center Norte
Os interessados em participar, podem se inscrever pelo e-mail: sembarreiras@prefeitura.sp.gov.br


Sobre a HOSPITALAR Feira e Fórum

HOSPITALAR é o maior e mais importante evento do setor de saúde nas Américas. Acontece de 22 a 25 de maio de 2012, no Expo Center Norte - São Paulo, onde 1.250 expositores de 33 países apresentarão as mais recentes inovações em produtos, equipamentos e serviços de saúde.

A feira congrega também mais de 60 congressos, jornadas, seminários e reuniões setoriais simultâneos, dedicados a temas de gestão aplicados à saúde.
A expectativa dos organizadores é receber nos quatro dias do evento mais de 90.000 visitas de profissionais do setor de saúde, de todo o Brasil e do exterior.

Como uma forma de apoiar o mercado de reabilitação e ampliar a atuação no mercado de saúde, a HOSPITALAR organiza também a Reabilitação Feira + Fórum, que acontecerá de 15 a 17 de agosto de 2012, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. O evento vai aproximar a indústria fornecedora dos profissionais especializados e ampliar a visão e o entendimento sobre as necessidades de produtos, equipamentos, processos e tecnologias que atendam pessoas com deficiência permanente ou temporária.


SERVIÇO:
HOSPITALAR 2012 - 19ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias Clínicas e Consultórios

Data: 22 a 25 de maio - das 12h às 21h
Local: Pavilhões Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo - Brasil

Site oficial do evento: www.hospitalar.com


--------------


Invista na bolsa sem sair de casa! Curso Completo On-line de Formação de Trader + 30 dias de Plataforma Gráfica Advfn, de R$220







Nenhum comentário: