29 de mai de 2012

Conheça o livro de Erivaldo F. Lopes, publicado pela Editora Baraúna

O livro apresenta a Ortodontia como atividade de meio, abordando as obrigações profissionais e as formas de se evitar e de se defender de ações civis e/ou criminais.

A grande parte dos litígios entre pacientes e ortodontistas se dá pelo fato de que muitos juristas consideram a Ortodontia uma especialidade de fim, quando na verdade, sua prática está sujeita a fatores que a caracterizam como atividade de meio, onde o profissional tem o dever de utilizar todos os elementos possíveis para atingir as expectativas do paciente, sem, entretanto, ter a obrigação de atingir o resultado idealizado.

O ortodontista, assim como todos os demais profissionais, deve ser responsabilizado somente quando incorrer em imprudência, negligência, imperícia ou em caso de propaganda enganosa. Para evitar litígios o ortodontista deve ter uma boa conduta profissional, registrando e mantendo arquivadas todas as etapas do tratamento, efetuando diagnósticos diferenciais, baseados nas características individuais e escolhendo e conduzindo adequadamente o plano de tratamento. O acompanhamento da fase de contenção também é importante para evitar reclamatórias após longo tempo do término da terapia. É fundamental manter uma relação profissional-paciente baseada no diálogo aberto e franco, sempre discutindo e esclarecendo dúvidas que possam surgir.
______________________________________________________________________________________

O autor

Erivaldo F. Lopes é Doutor em Ortodontia, Mestre em Ortodontia, CPO São Leopoldo Mandic, Campinas/SP, especialista em Saúde Pública, UNAERP/SP, Bacharel em Direito, UNESC/Campina Grande/PB.
______________________________________________________________________________________

Ficha técnica

A Responsabilidade Civil e penal do Ortodontista
Autor: Erivaldo F. Lopes
ISBN: 978-85-7923-382-1
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 66





-----------


Você ajudar apoiando este projeto - Podcantar 2012

Audições para cantores e cantoras solistas










Colaboradora de pautas
Evilyn Cristhina da Silva




Nenhum comentário: