12 de mai de 2012

ABEST lança livro +B Inspiração Brasil 2013


Dividido em três temas, publicação é uma plataforma de referência e pesquisa





Uma narrativa do Brasil com pesquisas e estudos que servem de inspiração para a criação nacional. Com esse objetivo que a ABEST (Associação Brasileira de Estilistas) lança o +B Inspiração Brasil verão 2013, um livro que tem o propósito de servir como plataforma de referência aos artistas de todas as partes do mundo que identificam e relacionam seu trabalho ao país. O material, que conta com a parceria da Apex-Brasil e Luxaflex e apoio do Sebrae Tocantins, é retratado em três temas: Traço, GPS e Casulo, e chega à quinta edição, que a partir deste ano, passa a ser semestral.

De acordo com Valdemar Iodice, presidente da entidade, o +B não dita tendência, mas é uma forma de narrar o Brasil. "Não temos a pretensão de ser um bureau e nem um manual, mas sim narrar o país de diferentes ângulos, para que os artistas possam utilizá-lo para inspirar sua criação de formas diferenciadas e bem brasileiras", afirma. Para Rose Andrade, coordenadora do projeto, a narrativa desta edição tem uma visão introspectiva. "Olhamos para nossa essência, nossos valores e desejos e mostramos nossa personalidade e modo de vida em formato de textos, fotos e ilustrações, no +B Inspiração Brasil", finaliza.

O traço dos imigrantes na composição da identidade brasileira
A primeira parte do livro conta a presença marcante dos imigrantes na cultura nacional. Nações de todas as partes do mundo chegaram aqui para colonizar a terra fértil, fugir da guerra ou em busca de melhores condições em um país distante. Com estas nações vieram também as tradições, referências, hábitos e costumes que hoje fazem parte de todas as famílias brasileiras. Os sonhos de portugueses, italianos, alemães, judeus, árabes, japoneses, espanhóis e muitos outros povos que contribuíram para fazer desta nação o seu lar estão retratados em fotografias e ilustrações exclusivas, com uma mescla de identidades e nações que formam o Brasil que conhecemos.

O Ph.D em design Dijon de Moraes escreve a abertura do tema; Rita Andrade, Dra. de História Cultural, contribui com um texto; o stylist Felipe Veloso contribui com imagens da união das raças e Martha Medeiros confeccionou looks exclusivamente para a publicação, sendo um deles em tons degradê de nude e urucum, com aplicações em renda que busca mostrar a simbiose entre os povos.

A mais bela forma da natureza intocada
Fugir da rotina, encontrar um lugar no Brasil para viajar, recarregar as energias nas férias criando o próprio roteiro, seja de barco, bicicleta, carro ou balão. O tema GPS mostra o prazer de descobrir o país com uma sensação de liberdade proporcionada pelo tão esperado break da realidade diária das grandes cidades.

Nesta edição o Jalapão, no Tocantins, foi o provedor de imagens magníficas dignas de postais. O cenário famoso por ser o coração do capim dourado mostra que a região de uma forma diferenciada, em sua essência. Para o tema proposto, o presidente da entidade e estilista, Valdemar Iodice, desenhou e confeccionou os looks apresentados. Ele se inspirou na liberdade de estar onde quiser, incorporando experiências e adaptando-se a novos ambientes.

Porto seguro, universo pessoal, aconchego do lar
A última etapa do livro retrata o universo mais íntimo das pessoas. A intimidade do lar doce lar, com detalhes que demonstram o porto seguro, personalidade e preferência das pessoas. No universo chamado casa, é que se pode perceber a as tradições, costumes e o estilo de cada família. Fotos, ilustrações e um pedacinho da intimidade de muitas pessoas são mostrados em detalhes, de forma artesanal ou uma miscigenação de nações, com detalhes que formam uma casa única e intransferível, como uma colcha de retalhos do próprio mundo. O consultor criativo Jackson Araujo descreve este universo em um texto repleto de descobertas e união de experiências. Já a estilista Maria Elvira, da marca Anunciação, transporta seu olhar do casulo em peças confeccionadas com bordados e aplicações de folhas, especialmente para esta edição do +B.

Com tiragem de três mil exemplares e 104 páginas, a publicação conta com uma grande diversidade de imagens exclusivas e produzidas especialmente para o +B Inspiração Brasil. Marcelo Rosenbaum, Zsa-Zsa Fantini, Carolina Ponte, Aline Folha, entre outros, contribuíram nesta edição do +B Inspiração Brasil. Mais informações sobre a construção do livro, com detalhes, fotos e curiosidades no hotsite da ABEST (endereço hotsite).


Ficha técnica:

Editora - Rose Andrade
Direção de Arte - Ebert Wheeler
Pesquisa e Produção Executiva - Carol Pazzeto, Ebert Wheeler, Helena Faria, Lívia Gabriel, Marcella Meneghetti, Paula Arbach e Rose Andrade
Fotografia - Cesar Cury, Gabriel Boeiras, Moreno Gonçalves e Rogério Cavalcanti
Produção - Felipe Veloso, Mônica Regatto e Zsa-Zsa Fantini
Beleza - Helder Rodrigues, Fábio Ziccardi, Marcelo Gomes e Rafael Senna
Tratamento de imagem - Octávio Duarte e Sérgio Lavinas
Artistas - Ana Elisa Egreja, Carolina Ponte, Clarice Gonçalves, Flávio Freitas, Lasar Segall, Roberto Mícoli, Rox Rezende, Sérgio Gregório, Tiago e Gabriel Primo
Ilustradores - Apolo Torres, Binho Martins, Juliana Eigner, Ionit Zilberman, MY.S
Designers Têxteis - Bel Lefosse e Marit Fujiwara
Designer - Marcelo Rosenbaum
Croquis - Aline Folha e Anunciação
Textos - Dijon De Moraes, Ivan Melo, Jackson Araújo, Mauricio Medeiros, Rita Andrade e Rose Andrade
Pesquisa Cinematográfica - Ivan Melo
Revisão - Márcia Melo
Tradução - André Alonso

ABEST:
Presidente - Valdemar Iódice
Vice-Presidente - Roberto Davidowicz
Vice-Presidente Executivo - Benny Rosset
Tesoureiro - Doca Redorat
Gerente de Internacionalização e Relações Institucionais - Silvia Lima
Gerente de Marketing - Maria Luiza Mitidiero
Editora + B Inspiração Brasil - Rose Andrade
Gerente de Negócios Estratégicos - Renata Meirelles
Consultor de Inovação e Estratégia - Mauricio Medeiros 


--------------


Invista na bolsa sem sair de casa! Curso Completo On-line de Formação de Trader + 30 dias de Plataforma Gráfica Advfn, de R$220








Nenhum comentário: