28 de abr de 2012

Virada Sustentável lança campanha de 2012 com ação no Ibirapuera


Instalações no Parque Ibirapuera e no Centro da Cultura Judaica fazem referência a sinais encontrados em plantações e relacionados a experiências extraterrestres. Confira fotos aéreas emhttp://migre.me/8RplJ.
  
 A Virada Sustentável, que acontece na capital paulista no fim de semana dos dias 2 e 3 de junho, pouco antes das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), inaugurou hoje (27/4) a primeira fase da campanha de 2012 com duas instalações no Parque Ibirapuera e no Centro da Cultura Judaica. Formadas por dezenas de fardos feitos de embalagens de longa vida, PET e papelão, as instalações remetem a “sinais” normalmente encontrados em campos ou plantações e relacionados a experiências extraterrestres. A instalação do Parque Ibirapuera, com 50 fardos, tem 35m de diâmetro e está localizada próximo ao Museu Afro. Já a do Centro da Cultura Judaica, com 26 fardos e 12m de diâmetro, fica na parte externa do centro e estará aberto a visitação até o dia 2 de maio. A ação foi ativada pelo estudio MOA, com produção e curadoria da Ecobrain, em parceria com a Cooperativa de Reciclagem Crescer. Para montar as instalações, foram usados cerca de 6 toneladas de resíduos.
 Faça download de fotos aéreas das instalações, em alta resolução, em http://migre.me/8RplJ(Créditos: Juan Guerra)

Criada pela agência WMcCann, a campanha de 2012 da Virada Sustentável é baseada em um alerta aos terráqueos. Ela mostra todo o dano causado pela poluição e ações “não sustentáveis”, mas sem acusar ou julgar o ser humano, pois o personagem que realiza essas ações é o ET, e tem a seguinte mensagem: “Só quem é de fora não precisar se preocupar com o planeta”.

A campanha foi dividida em 2 fases, teaser e lançamento. A ação sinais, lançada hoje, faz parte da fase teaser, que contempla também cinco filmes depoimentos, de 30 segundos cada, postados no Youtube, em que diferentes personagens – um homem na cidade, um homem acampando, uma senhora de idade, um pescador e uma moça no quintal de casa – narram experiências de contato extraterrestre. Nos cinco casos, os personagens descrevem os ETs realizando ações que degradam o meio ambiente, como poluir o céu com os gases emitidos por uma nave, jogar resíduos num lago ou cortar árvores de uma reserva com um machado. Ao final, os vídeos são fechados com a chamada “Terráqueos, aguardem!”.

O lançamento oficial da campanha esta previsto para o dia 7 de maio e contará com  materiais impressos, anúncios, comercial para a TV e ações nas redes sociais. Além disto, o site da Virada Sustentável será atualizado.

 
Ficha técnica da ação Sinais
Produção: 
Ecobrain
Ativação: 
Studio Moa
Curadoria: 
Renato Schneider e Margit Junginger
Montagem: 
Jean Colessi e Maurício Colessi
Fotos aereas: 
Juan Guerra
Making of: 
Luciano Ottaviani
 

Sobre a Virada Sustentável
A Virada Sustentável tem o objetivo de ampliar a informação sobre sustentabilidade a partir de uma abordagem mais positiva para a população, usando a arte e a cultura como principais ferramentas de conscientização.
Sua 1ª edição, realizada nos dias 4 e 5 de junho de 2011, em São Paulo, contou com a participação de mais de 500 mil pessoas, com 480 atividades culturais distribuídas em 78 espaços em várias regiões da cidade.
Em 2012, a 2ª edição acontecerá nos dias 2 e 3 de junho. Até o dia 4 de maio estão abertas as inscrições para as adesões à programação. Serão priorizadas as atividades que tiverem caráter educativo sobre o tema e utilizem linguagem artística (teatro, música, cinema e artes plásticas) ou lúdica (oficinas, gincanas, concursos culturais etc.) para conscientizar e mobilizar as pessoas. Para se inscrever é preciso baixar a “Carta de Adesão” no site www.viradasustentavel.com e encaminhar para o e-mail adesoes@viradasustentavel.com
 A programação oficial da Virada Sustentável e os espaços participantes serão divulgados em coletiva de imprensa no dia 22 de maio
 

Nenhum comentário: