28 de abr de 2012

Espetáculo Logos-Diálogos - as Suítes de Bach coreografadas


Projeto “Logos-Diálogos” apresenta coreografias originais ao som das seis Suítes de J. S. Bach
Dirigido pelo violoncelista Dimos Goudaroulis, espetáculo reúne profissionais da dança como Luís Arrieta e Ana Botafogo em uma combinação única de música clássica e movimentos orquestrados



Para todos os grandes violoncelistas, as seis Suítes para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach são como uma bíblia, fonte inesgotável de conhecimento e sabedoria. Não poderia ser diferente para Dimos Goudaroulis. Radicado no Brasil desde 1996, o violoncelista grego foi o responsável pela gravação integral das Suítes para Violoncelo Solo de Bach. Por sua execução fiel ao manuscrito de Anna Magdalena Bach, Goudaroulis foi convidado para dirigir e entoar as seis Suítes em um audacioso e inédito projeto que une música Bachiana e coreografias originais desenvolvidas pelos mais renomados profissionais da dança clássica.

Com mais de mil composições, Bach foi músico e compositor do período barroco e sua obra é considerada uma das maiores influências da música clássica mundial. O violoncelista Dimos Goudaroulis convive diariamente com essas obras tricentenárias do compositor há décadas. “As Suítes de Bach têm me acompanhado durante toda a minha vida de músico. São o meu pão de cada dia, o texto sagrado que nunca parei de tentar entender, explicar ou interpretar”, afirma o músico.

Para compor as coreografias das Suítes foram convidados os profissionais da dança Jorge Garcia, Luís Arrieta, Ana Botafogo, Henrique Rodovalho, Tíndaro Silvano, Ismael Ivo e Deborah Colker que desenvolveram uma combinação de movimentos originais de acordo com a sonoridade e especificidade de cada Suíte. “As coreografias de ‘Logos-Diálogos’são o resultado de um mergulho profundo em Bach e traduzem as muitas camadas de significado que estão presentes nessa música”, finaliza o violoncelista.

O espetáculo foi idealizado por Luiz Felipe D'avila, amante da música de Bach, e por seu mestre Dimos Goudaroulis, que contaram com o apoio do Estúdio Anacã, de Ana Maria Diniz, esposa de Luiz Felipe.

O resultado desse grande projeto “Logos-Diálogos, 6 suítes para violoncelo solo e dança de J.S. Bach” será apresentado nos dias 01º e 02 de maio (Suítes I, II e III) e 08 e 09 de maio (Suítes IV, V E VI) no Teatro Alfa.

    


Serviço

Teatro Alfa
Endereço: Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722
Datas: Dias 01º e 02 de maio: Suítes I, II e III
08 e 09 de maio: Suítes IV, V E VI
Horário: 21h

Nenhum comentário: