28 de abr de 2012

Câmara Municipal de São Paulo homenageia escola de música


O Conservatório e Faculdade Souza Lima recebe a Salva de Prata durante cerimônia em comemoração ao seu aniversário de 30 anos

Antonio Mário CunhaEm 2012, oSouza Lima Ensino de Músicacelebra 30 anos.  Em virtude da dedicação a excelência na educação musical, aCâmara Municipal de São Paulooferece à instituição aSalva de Prata, iniciativa do vereador José Police Neto, presidente da câmara.
A solenidade acontece a partir das 19h30 do dia 27 de abril (sexta-feira), no Plenário 1º de Maio, em cerimônia restrita aos convidados. Além do proponente,José Police Neto, o evento conta com a presença de representantes da Berklee College of Music (EUA); Universidade de Santiago (Chile);Associação e Congresso Latino Americano de Escolas de Música (Alaemus e Claem);IASJ – International Association of Schools of JazzOrdem dos Músicos do Brasil; Associação Brasileira de Música; Academia Brasileira de Arte, Cultura e História;Fundação Getúlio Vargas; consulados dos Estados Unidos, Turquia, Dinamarca, Chile, Argentina, França e etc; o ícone da Bossa Nova - Roberto Menescal - que representará os músicos brasileiros; o baixista peruano - Oscar Stagnaro - representando os músicos internacionais, o vice-presidente e coordenador do Souza Lima Ensino de MúsicaLupa Santiago e o diretor-presidente Antonio Mário Cunha (foto) – que receberá a honraria. Representantes de escolas conveniadas de diversas partes do Brasil também prestigiarão o evento, além das instituições participantes do 3º CLAEM – Congresso Latino Americano de Escolas de Música, que acontece na sede do Souza Lima de 23 a 27 de abril.
A cerimônia contará com apresentação do Hino Nacional, executado pela banda da Polícia Militar de São Paulo. A Orquestra de Guitarras Souza Lima - composta por alunos doConservatório e regida pelo maestro Ciro Visconti – também comemora 10 anos em 2012 e apresentará peças de Mozart Vivaldi. Os alunos da Faculdade de Música Souza Limatambém participam do evento interpretando temas de jazz e música brasileira.
No saguão de entrada do Plenário 1º de maio, será realizada a I mostra Fotográfica SL 30 anos com fotos dos músicos que passaram no Souza Lima pelas lentes do fotógrafo Victor KobayashiDavid Liebman, Guinga, Roberto Menescal, Kiko Loureiro, Ivan Busic, Edu Ardanuy e Michel Leme são alguns dos artistas presentes nas imagens. A recepção também conta com vídeos alusivos a todos que fizeram parte da história da escola, além de congressos realizados, depoimentos de alunos e do diretor ao piano e orquestra.
Para Antonio Mário Cunha, “é uma honra receber a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo em comemoração aos 30 anos de nossa instituição que se dedica excessivamente à formação musical de qualidade e a diversas parcerias que difundem a cultura de nosso país”.
Segundo Roberto Menescal, um dos pais da Bossa Nova, “o Souza Lima é a garantia do futuro da música em nosso país. São 30 anos preparando nossos músicos! Ah! Se eu tivesse tido um Souza Lima no meu começo como músico, ia ser duro me aguentar!”, brinca.

Foto: Victor Kobayashi


Sobre o Souza Lima Ensino de Música:
A instituição comemora, em 2012, 30 anos de dedicação ao ensino musical de excelência, oSouza Lima integra Conservatório; curso técnico reconhecido pela Secretaria da Educação; Faculdade Internacional Souza Lima & Berklee - com transferência de créditos para a parceira norte-americana; Faculdade de Música Souza Lima, com bacharelado em instrumentos e canto autorizados pelo MECEditora Souza Lima, com mais de 12 obras lançadas; curso de áudio; programa Show Total – Souza Lima na TV; site de notícias SL Revista EletrônicaSL Rádio Web e Produtora com a realização de eventos nacionais e internacionais com artistas como Roberto Menescal, Eric Singer (Kiss), Jair Rodrigues, Scott Henderson, entre outros, além de concursos, festivais, seminários e apresentações de alunos e professores.
O nome Souza Lima é associado à figura de um dos mais importantes pianistas eruditos brasileiros do século XX. João de Souza Lima obteve aclamação mundial, acumulando inúmeros prêmios por seu virtuosismo como instrumentista e sensibilidade como compositor. A partir de 1981, seu nome também passou a ser reconhecido como sinônimo de dedicação ao ensino musical, através do Conservatório e Faculdade que o tem como patrono.
Atualmente, o Souza Lima Ensino de Música possui quatro unidades: Jardins, Moema, Alphaville e 9 de Julho. Com estrutura moderna, oferece cursos eruditos e populares que se estendem desde a iniciação musical até aulas individuais de instrumento e matérias complementares como teoria e solfejo, história da música, harmonia, percepção, práticas em conjunto e etc.
Além da Berklee College of Music, em Boston, EUA, o Souza Lima representa também oficialmente o Musicians Institute (MI) de Los Angeles; o Conservatório Tchaikovsky, de Moscou, Rússia; a Newpark School, de Dublin, Irlanda e a Centre de Musique Didier Lockwood, de Paris, França. Entre os parceiros estão o Conservatório Liceu, na Espanha,Universidad Del Pacifico, no Chile e etc.
Souza Lima também ministra cursos musicais no Creci, Banespa-Santander eAprofem, apresenta shows para o mercado corporativo e participa de feiras e mostras culturais como, por exemplo, Kidsapalooza, Expo Music, entre outras.

Nenhum comentário: