23 de mar de 2012

Autor de Pinga ni Mim mostra o som da sanfona goiana

Elias Filho é o terceiro personagem da série O Milagre de Santa Luzia. Episódio vai ao ar neste domingo (25/3), às 11h15, na TV Cultura 



Depois de visitar a casa-oficina do Seu Manoel Jeneci em Guaianazes, São Paulo, e de apresentar o jeito gaúcho de tocar gaita, O Milagre de Santa Luzia viaja para Goiás.

É de lá Elias Filho, o terceiro personagem da série conduzida por Dominguinhos e que percorre o Brasil para mostrar como e por que a sanfona continua entre os instrumentos tradicionais do país. O episódio vai ao ar neste domingo (25/3)às 11h15, logo após o Sr. Brasil.

Representante da música sertaneja goiana, Elias, além de instrumentista, compõe letras e músicas no acordeom pianado. É dele, por exemplo, o clássico Pinga ni Mim, eternizado na voz de Sérgio Reis.

O Leão da Sanfona, como muitos o chamam, é um dos maiores acordeonistas do centro-oeste, cuja riquíssima tradição musical traz influências de todas as regiões do Brasil e dos países vizinhos, principalmente do Paraguai.

Originária do documentário homônimo dirigido por Sérgio Roizenblit, a série O Milagre de Santa Luzia – cujo título é uma homenagem a Luiz Gonzaga, que nasceu no dia da padroeira – faz um mapeamento cultural das diferentes regiões onde a sanfona se estabeleceu a partir dos encontros entre Dominguinhos e diversos ases do instrumento. O programa tem ao todo 52 episódios.



Portal Podcultura

Pauta
Carla Manga

Colaborador de pautas
Camila Dias

Editor Chefe
Sandra Camillo

Nenhum comentário: